Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2011 - 10h08

Cantor Josh Rouse lança álbum marcado por sol e música brasileira

Publicidade

JULIANA ZAMBELO
DE SÃO PAULO

Tem sido feita de surpresas a carreira de Josh Rouse nos últimos anos. O cantor e compositor americano conquistou a crítica no final dos anos 1990 com um folk pop melancólico e lançou uma sequência de bons trabalhos com variações sutis no estilo. Mas, em meados dos anos 2000, apaixonou-se por uma espanhola, atravessou o Atlântico e enveredou por caminhos inesperados.

Primeiro veio "She's Spanish, I'm American", um EP de pop fofinho gravado em parceria com a amada, Paz Suay, em 2007. Em 2010, lançou "El Turista", um álbum ensolarado, com fortes influências latinas e letras em espanhol.

Este ano, outro desvio colocou o músico dentro de uma banda pela primeira vez, acompanhado dos espanhóis Xema Fuertes e Caio Bellveser. O projeto, chamado Josh Rouse and the Long Vacations, lançou seu álbum de estreia no final de setembro.

"Eles têm sido minha banda de apoio e, quando eu estava gravando, eles estavam lá o tempo todo ajudando, compondo suas partes, então decidi dar um nome de banda", conta Rouse à Folha por telefone.

Divulgação
Cantor norte-americano Josh Rouse ao centro entre seus dois companheiros de banda
Cantor norte-americano Josh Rouse ao centro entre seus dois companheiros de banda

O disco chamado apenas "Josh Rouse and the Long Vacations" foi gravado no estúdio do compositor em Valência, na costa da Espanha, onde ele mora atualmente com a mulher e dois filhos. Foi feito em ritmo lento, entre shows e tempo dedicado à família. "Foi muito casual. Às vezes trabalhávamos um ou dois dias por semana."

O trabalho tranquilo rendeu muitos frutos. Hoje, o trio guarda um número suficiente de canções para completar outro disco, mas Rouse diz ainda não saber se elas chegarão a ser lançadas.

Desta vez, o trabalho saiu todo cantado em inglês e menos latino, oscilando entre o folk e a bossa nova, que o trio admira. Uma influência importante durante as gravações foi Novos Baianos. "Ouvimos muito 'Acabou Chorare'", conta. "É uma referência mais importante para nós do que música espanhola."

Tal qual "El Turista", o novo álbum é sereno e agradável e, como indica o nome, sugere longas férias despreocupadas. "Eu vivo em muito sol, acho que isso transparece na música", especula. "Além disso, eu estou ficando velho. Quando se é mais jovem, você é mais estressado com o que vai acontecer, quem você vai ser, agora eu sei que as coisas são como são. Eu não quero mais lançar discos tristes."

O CD está sendo lançado em vinil, CD e em formato digital pelo próprio selo de Rouse, Bedroom Classics, e pode ser comprado pelo site oficial de Josh Rouse, além de sites como Amazon e iTunes. É assim que ele vem trabalhando desde 2007.

"É difícil fazer uma gravadora investir em você a não ser que você vá vender milhões de discos. Muita gente gosta da minha música, mas eu não sou mainstream", reconhece.

Rouse também tem aderido à internet e disponibilizado músicas gratuitamente. O novo disco já podia ser ouvido na íntegra em seu site oficial semanas antes do lançamento. Ele espera, com isso, conquistar mais fãs e atraí-los para suas apresentações ao vivo.

"Música é essencialmente de graça hoje em dia, você pode baixar o disco que quiser. Para um artista sobreviver ele precisa fazer shows. Tentar vender discos é muito difícil, eu não quero competir com isso."

Rouse esteve no Brasil duas vezes, em 2008 e 2010, e diz estar sempre tentando voltar. Prestes a entrar em turnê com as novas músicas, ele revela estar em contato com uma produtora em São Paulo, mas ainda não há data certa para seu retorno ao país.

Um próximo trabalho solo também está em seus planos, mas sem pressa. "Quero fazer um disco 'grande'. Não grandioso no som, nada parecido com U2 ou Coldplay, mas vou tentar fazer um álbum realmente ótimo, com canções que sejam clássicas, memoráveis e que eu vá querer cantar pelo resto da vida, então vou esperar até sentir que eu tenho essas músicas."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página