Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2011 - 09h23

Ibirapuera recebe "Amarcord" ao ar livre pela Mostra de SP

Publicidade

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

Depois de mais de dez dias e centenas de sessões em ambientes lotados e fechados, o público da Mostra será brindado hoje com um programa deliciosamente arejado.

Se não cair um temporal na hora H, a exibição ao ar livre da cópia restaurada de "Amarcord", clássico inestimável do diretor italiano Federico Fellini, promete ser a sessão mais democrática do evento, gratuita e sem necessidade de disputar ingressos.

O filme será projetado às 20h na área externa do Auditório Ibirapuera como parte da homenagem ao centenário de Nino Rota, compositor da música deste e da maioria dos trabalhos de Fellini.

Divulgação
Cena do filme "Amarcord" de Federico Fellini, que será exibido hoje no Ibirapuera
Cena do filme "Amarcord" de Federico Fellini, que será exibido hoje no Ibirapuera

Quem foi no ano passado à projeção ao ar livre da versão restaurada de "Metropolis", de Fritz Lang, recorda-se com prazer da experiência de se jogar na grama e assistir a um clássico em dimensões mais espetaculares que as da maioria das salas da cidade.

Hoje, o paredão branco de Niemeyer recebe as cores concebidas pelo diretor de fotografia Giuseppe Rotunno para expressar sentimentos individuais e coletivos que flutuam ao sabor das estações.

NOSTALGIA E IRONIA

Feito em 1973, "Amarcord" logo se tornou um dos trabalhos mais populares de Fellini e valeu ao diretor italiano seu quarto Oscar na categoria melhor filme estrangeiro.

Como em "Os Boas-Vidas", primeiro sucesso do cineasta, "Amarcord" mescla nostalgia e ironia na forma de crônica de uma pequena cidade durante os anos do fascismo.

As rebeldias adolescentes, a balbúrdia familiar e o desejo sexual represado misturam-se ao fascínio exercido por um regime que projeta uma Itália bufa, circense e cheia de si.

Ao evocar essas lembranças doce-amargas, Fellini reinventa o passado para não se deixar dominar por ele.

AMARCORD
DIREÇÃO Federico Fellini
PRODUÇÃO Itália, 1973
QUANDO hoje, às 20h, na área externa do Auditório Ibirapuera
CLASSIFICAÇÃO livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página