Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
29/01/2012 - 08h00

Leia na "Ilustríssima" desta semana

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os temas em destaque na edição da "Ilustríssima" deste domingo, 29 de janeiro, são as ações criminosas contra jornalistas mexicanos e a Primavera Árabe.

A íntegra dos textos está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

O texto de capa do caderno, assinado pela correspondente da Folha em Buenos Aires, Sylvia Colombo, relata o conflito entre governo e narcotráfico que causou quase 13 mil mortes em 2011 e fez do México o país mais perigoso para o exercício do jornalismo, à frente do Iraque.

Jornais e repórteres discutem meios de tornar a cobertura da onda de violência eficaz e segura. Acordo sobre o tema propõe unificar critérios editoriais. Leia o texto

A ilustração da capa e do texto principal é de autoria do artista plástico mexicano radicado no Brasil Felipe Ehrenberg.

O segundo texto da série produzida pelo filósofo e colunista da Folha Vladimir Safatle, que visita países onde ocorreu a Primavera Árabe, retrata a fragilidade do Egito um ano após a queda do ditador Hosni Mubarak.

Sob jugo do Exército, o país busca reestruturar o poder político na tensão entre a Irmandade Muçulmana, disposta a fornecer assistência à população, e a social-democracia, que aspira ao ideal revolucionário.

Em "Como nascem os ícones", o jornalista Flávio Moura escreve sobre a coletânea de textos de Hélio Oiticica e DVDs sobre Lygia Clark. Ambos reiteram a recente valorização de ambos no mercado e na história da arte brasileira.

Em franco processo de canonização dos artistas, superestimam-se certas obras e veiculam-se, sem matizes, laivos narcisistas e visões românticas de "arte" e "vida".

A DESPALAVRA

No "Diário de Berlim", a jornalista Silvia Bittencourt conta como ataques recentes de grupos neonazistas abalam a sociedade alemã.

Germanistas com a ideia de chamar a atenção para palavras e expressões adotadas pela mídia elegeram a expressão "assassinatos dos döner" (numa alusão ao sanduíche turco popular na Alemanha) a despalavra de 2011.

Na seção "Arquivo Aberto", Vanessa Barbara conta como surgiu o seu almanaque eletrônico A Hortaliça, que acaba de completar dez anos.

Em primeira mão, a "Ilustríssima" publica o capítulo 17 de "A Brincadeira Favorita" (1963), o primeiro romance do músico, compositor e escritor canadense Leonard Cohen. A obra chega à livrarias em 1º de março pela Cosac Naify (preço e páginas a definir).

A ilustração é do artista plástico Bruno Dunley.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página