Mostra de Jafar Panahi, debates com Bonassi e Janine e mais três dicas

Veja as indicações culturais da Ilustríssima para a próxima semana

[​DEBATE] Luxúria

Tapera Taperá. (11) 3151-3797 Ter. (24), às 19h. Grátis.

O próximo encontro do Clube de Leitura Folha discute o livro de Fernando Bonassi, com presença do autor e mediação da jornalista Úrsula Passos. Leia o artigo de Bruno Zeni sobre o romance.

 

[CINEMA] Jafar Panahi

Centro Cultural São Paulo. (11) 3151-3797. De ter. (24) a dom. (29). Sessões a partir das 15h30. Grátis.

O premiado cineasta iraniano, sentenciado à prisão em 2010 e proibido de filmar, é objeto de mostra. Serão exibidos filmes como "O Círculo", vencedor do Leão de Ouro em Veneza, "Isto Não É um Filme", contrabandeado para o Festival de Cannes em 2011, e "Táxi Teerã", que levou o Urso de Ouro em Berlim em 2015.

homem sentado no banco do motorista
Jafar Panahi em cena de "Táxi Teerã", de 2015 - Divulgação

[DEBATE] A Boa Política

Teatro Eva Herz - Livraria Cultura. (11) 3170-4059. Seg. (23), às 19h. Grátis, com retirada de ingressos uma hora antes.

A Folha e a Companhia das Letras promovem uma discussão sobre o novo livro de Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política da USP e ex-ministro da Educação. O autor participa de conversa com o historiador e cientista político Luiz Felipe de Alencastro, professor emérito da Universidade Sorbonne, sob mediação de Uirá Machado, editor da Ilustríssima.

 

[EXPOSIÇÃO] Alucinações Parciais

Instituto Tomie Ohtake. (11) 2245-1900. De ter. a dom., das 11h às 20h. Até 10/6. Grátis.

O programa, feito em parceira com o Centre Pompidou, exibe obras de artistas referenciais para a arte moderna, como Salvador Dalí, Kandinsky e Paul Klee, e oferece uma programação intensa de palestras e aulas. Integram a exposição dez artistas brasileiros, incluindo Anita Malfatti, Cícero Dias e Ismael Nery.

pintura de ismael nery
Obra sem título (Autorretrato com Adalgisa), de 1925, de Ismael Nery - Divulgação

[LIVRO] 10 Lições sobre Sloterdijk

Editora Vozes, 144 págs., R$ 14,50.

Na obra, o autor Paulo Ghiraldelli Júnior, doutor em filosofia pela USP, apresenta as principais contribuições do pensador alemão Peter Sloterdijk, que definiu o conceito de antropotécnica e sua aplicação nos estudos de ética, política e pedagogia.

 

[MÚSICA] Jamaica, Jamaica!

Sesc 24 de Maio. (11) 3350-6300. De ter. a sáb., das 9h às 21h; dom., das 9h às 18h. Até 26/8. Grátis.

Com curadoria do francês Sébastien Carayol, a exposição percorre a evolução cultural e política jamaicana, marcada pelo colonialismo e pela escravidão, através de ritmos musicais originários da ilha, como ska, reggae e dub, e artistas como Bob Marley, Jimmy Cliff e Peter Tosh.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.