Clube de leitura, 100 anos de Athos Bulcão e mais 5 dicas culturais

Veja as indicações da Ilustríssima para a próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[CLUBE DE LEITURA FOLHA] Americanah

Livraria da Vila da al. Lorena. (11) 3062-1063. Ter. (31), às 19h. Grátis.

O livro da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie conta a história da jovem Ifemelu, que deixa a Nigéria para estudar nos Estados Unidos. O encontro, mediado pela jornalista Úrsula Passos, tem participação de Karolina Rodrigues, educadora e filósofa. Leia em folha.com/ilustrissima artigo de Divanize Carbonieri, professora da Universidade Federal de Mato Grosso.

[DANÇA] NAK:TA

Theatro Municipal de São Paulo. (11) 3053-2091. Ter. (31),  às 20h. Grátis (a bilheteria estará aberta duas horas  antes do evento para a distribuição dos ingressos).

A companhia sul-coreana de dança contemporânea Modern Table se une ao Balé da Cidade para uma apresentação única de "NAK:TA". Criado pelo diretor artístico da companhia Kim Jaeduk, o espetáculo associa sentimentos a velocidades. Três músicos coreanos participam com instrumentos tradicionais da Coreia do Sul.

A companhia sul-coreana de dança contemporânea Modern Table
A companhia sul-coreana de dança contemporânea Modern Table - Divulgação

[EXPOSIÇÃO] Ana Maria Tavares

Galeria Vermelho. (11) 3138-1520. De ter. a sex.,  das 10h às 19h; sáb., das 11h às 17h. Até 18/8. Grátis.

"Rotações infinitas", quinta exposição individual de Ana Maria Tavares na Galeria Vermelho, está em cartaz até o dia 19 de agosto. Na mostra, que ocupa quatro salas do espaço, a artista exibe peças nas quais investiga o conceito de rotação de arquiteturas autorais de Adolf Loos, Ludwig Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer. As relações entre ornamento e funcionalidade na arquitetura também estão contempladas nas obras.

obra de ana maria tavares
"Fotogrametria Hemisférica I (Barcelona/São Paulo)" (2018), de Ana Maria Tavares - Edouard Fraipont/Divulgação

[TEATRO] Agosto

Sesc Consolação. (11) 3234-3000. Qui., sex. e sáb.,  às 21; dom., às 18h. Até 5/8. R$ 40.

Última semana para assistir à peça "Agosto", do americano Tracy Letts. Com adaptação e direção de André Paes Leme, o espetáculo narra desencontros e dificuldades de uma família do Meio-Oeste dos Estados Unidos. A obra foi vencedora do Pulitzer de melhor drama e do Tony de melhor texto em 2008. A versão brasileira tem no elenco as atrizes Guida Vianna e Letícia Isnard.


[FOTOGRAFIA] Flavio Damm

Galeria Marcelo Guarnieri. (11) 3063 5410. Seg. a sex, das 10h às 19h; sáb., das 10h às 17h. De 28/7 a 25/8. Grátis.

A mostra fotográfica "Gêmeos, Preto-e-Branco", na Galeria Marcelo Guarnieri, apresenta imagens feitas por Flavio Damm entre a década de 1950 e o início dos anos 2000 em cidades brasileiras como Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Belém, além de países da Europa e das Américas. Também faz parte da exposição o vídeo "Flávio Damm, Um Fotógrafo", de Eduardo Barcellos, com depoimentos do artista sobre sua própria trajetória.


[EXPOSIÇÃO] Athos Bulcão

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. (11) 3113-3651. Qua. a seg., das 9h às 21h. De 1º/8 a 15/10. Grátis.

O centenário do nascimento do artista carioca é celebrado com a mostra "100 Anos de Athos Bulcão", que reúne azulejaria, desenhos, pintura, fotomontagens, cenários e figurinos. Estarão expostos mais de 300 trabalhos —alguns inéditos— produzidos de 1940 a 2005. Obras de artistas mais jovens que foram influenciados por Bulcão também são apresentadas no espaço. 

obra de athos bulcão
"Máscara Azul", de Athos Bulcão - Acervo Fundação Athos Bulcão/Divulgação

[TEATRO] Anatol

Teatro João Caetano. (11) 5573-3774.  sex. e sáb., às 21h; dom., às 19h. De 3/8 a 26/8. R$ 20.

A peça do austríaco Arthur Schnitzler ganha sua primeira versão brasileira com essa montagem do grupo Tapa. O espetáculo acompanha as incursões e aventuras sexuais do protagonista Anatol em seis episódios, ambientados na Viena da virada do século 19. A tradução do texto é de Fernando Navarro e de Eduardo Tolentino de Araujo, que também dirige a peça.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.