Criador de fake news cuida de mãe idosa e compra arma em conto; leia

Ronaldo Bressane fez o texto especialmente para publicação na Ilustríssima

Ronaldo Bressane

[SOBRE O TEXTO] O autor escreveu o texto nesta página especialmente para a Ilustríssima.

pessoas usando apps de celular
Ilustração - Gustavo Pergoli

A vida é aleatória e desprovida de sentido, caros leitores deste fórum. Exagero? Vejam os dias gloriosos do seu bom e real irmão... Estava eu, o grande Marcelo, levando remédios pra mamãe, quando, numa viela do bairro, bato o ombro no ombro de um cara. Dois passos adiante, mesmo por baixo do ASMR, que não tiro dos ouvidos, ouço uma ofensa a mamãe. Volto: “Como é?”. O hipster tem barba densa, camisa xadrez, botas, olhos duros e bochechas vermelhas. “Não sabe andar, saco de cocô?” Chego nele, tento um “Você quem tropeçou”, mas ele suspende os punhos: “Tira o fone!”. Sem aviso, me soca no peito. Me desequilibro, caio no asfalto. De cima, ele solta: “Escória”, e me escarra a cara. Levanto em choque. O grande Marcelo parecerá uma ameaça, irmãos?

“Você é o melhor filho do mundo”, mãezinha geme, se virando de lado pra que eu aplique a injeção. Preciso trocar sua fralda... Enquanto a limpo, ela me olha terna. “Está grande demais, Marcelo, já parece seu pai.” Nunca sei se me critica ou me elogia. Subo o edredom e beijo seu nariz: “Vou trabalhar até tarde, sonhe com os anjinhos.”

Meus bons irmãos reais, nosso quarto é nosso palácio, e nossas janelas são as telas do computador... A primeira é do GTA, a segunda do RedTube e a terceira do editor de imagem. Paro o GTA pra programar as fases “Bandido Bom É Bandido Morto” e “Você Não Merece Ser Estuprada” do meu game Bolsomito; remendo o link “Conexão PT-Estado Islâmico: Haddad Traz Refugiados ou Terroristas?”; meto a cabeça de Manu D’Ávila no corpo de Sasha Grey com tattoos de Che, Lênin e Stálin e as frases “Impeachment no Haddad/ Comunista Presidente”; e o game Capitão do Mato Matador de Quilombola. A pizza de pepperoni chega e vai lindona no meu Insta... Zapeio as imagens pro Major, e no app editor do celular mesmo surge uma ideia tosca: “Brasileiro ou Árabe?”, em cima de Haddad de túnica branca, comendo quibe. O Major responde “KKK GENIO”. Pizzanheta, a alegria do dia... No RedTube, uma popozuda entre três bons homens reais... Um deles lembra o hipster que me jogou na viela. O vídeo termina em triple facial cumshot... Me limpo no disco de papelão já pulando na dark web pra checar meu saldo em bitcoins. Nada ainda. E putz: no fórum Thor, o dealer avisa que minha nave Enterprise de Lego vai atrasar. Gif doido no fórum Pepe: Bolsonaro toma um arrocho do Cabo Daciolo, o capitão geme “Atira!”, o cabo solta “Glória Deuxxx”... Gênio. Copio pro HD.

Desperto com mamãe chamando. No WhatsApp o Major: “Comprovante do depósito”. Coitadinha, a febre aumentou. “Marceluxo, o que é esse roxo nas costas?” Sempre de olho. “Cuidado, filho, o mundo está cada vez mais sem sentido. Viu no Datena as meninas seviciadas pelos craqueiros?” Faço um chá, deito pra ver vídeos de gatinhos, e mamãe se acalma.

Ônibus lotado é treta: rolou de novo. Agora foi pior. Estava em pé, ligado no AMSR, quando capotei. Sonho gostoso com a loura do RedTube. E com o barbudo da viela... Mas acordo num grito: “Nojento!”. Uma mina me estapeia. “Se esfregar na bunda da mãe, porco!” Outras minas levantam; vem um pontapé nas costas. “Polícia!” Na sorte, o ônibus breca, e voo. Ser um grande urso será insolente para essas vadias, meus bons irmãos reais? O SUS não tem os remédios da mamãe. Assim, torro a grana do Major na primeira farmácia.
De volta ao palácio, edito uma matéria da Folha de S.Paulo, “Adélio Admite: Facada Foi Armação”, outra do Globo, “PSL Emprega Milicianos”, outra pro Extra, “Travestis no Apartamento Funcional do Capitão”, o gif animado com a transa entre o capitão e o cabo, o game Pabllo Vittar e Suas Bibas Contra os Milicos do Mal e a reportagem “Marielle Assassinada a Mando de Oficiais Ligados a Bolsonaro”, pro meu jornal Revolução Brasil —onde faturo uma grana boa com ads de branqueamento dental, empreendedorismo e whey. Gasto horinhas em um vídeo deepfake de Bolsonaro num templo maçom falando em sequestro de conta-corrente “só pra quem ganha até um salário”, onde adiciono um logotipo do “Fantástico”. E zapeio tudo pro Professor. “KKK GENIO”, responde. Foi pra conta: deste lado, a grana é na hora. Todas as notícias são falsas, meus amigos reais, só o dinheiro e o sangue são de verdade... Daí o porteiro chama: “Chegou seu brinquedo, seu Marcelo”.

Abro a embalagem do Lego: em vez da Enterprise, a Glock. Delícia. Um bilhete sai do cano brilhante: “Sorte amanhã, irmão!”. Visto o moletom para dar um rolê nas vielas do bairro. Nunca me senti tão bem, tão leve e poderoso... Véspera de eleição, tudo vazio, a trilha ASMR me massageia os ouvidos... Bom compartilhar com vocês a maravilha de sentir a masculinidade plena... Na esquina, um rosto conhecido. Não posso voltar atrás. É o hipster da trombada. Baixo o capuz, ando de lado. Puff!, miro na nuca. Puff!, puff!, nas costas. Com o pé, empurro a cabeça pra ver se já está na paz do Senhor. Putz. Na camiseta dele, o aviso: É Melhor Jair Se Acostumando. A vida é aleatória, irmãos. Morrem os homens, os memes são imortais.

“Vai dormir no escritório de novo, Marceluxo?”, mamãe diz, enquanto subo suas calças... “Hoje vou ficar aqui”, digo, e me espalho ao seu lado na cama, sintonizando na TV uma seleção de vídeos de cachorros engraçados. “Aqui estamos seguros.”

Algumas das notícias acima foram inventadas; outras são fake news genuínas. 


Ronaldo Bressane, escritor e jornalista, é autor do romance ‘Escalpo’ (Reformatório).

Ilustração de Gustavo Pergoli, designer gráfico e ilustrador.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.