Leitura de García Lorca, homenagem a Cartola e mais 5 dicas culturais

Veja as indicações da Ilustríssima para a próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[ILUSTRÍSSIMA CONVERSA] Sérgio Abranches

Disponível na seg. (26) em folha.com/ilustrissimaconversa

O convidado do podcast da semana é o sociólogo e cientista político, que lança o livro “Presidencialismo de Coalizão - Raízes e Evolução do Modelo Político Brasileiro”, baseado em seu artigo influente de 30 anos atrás. A conversa com Walter Porto, repórter da Ilustríssima, abordou o funcionamento e as particularidades do nosso sistema político e a tumultuada relação dos governos pós-Constituição de 1988 com o Congresso.

 

[CLUBE DE LEITURA FOLHA] O Amanuense Belmiro

Livraria Francesa. (11) 3231-4555. Ter. (27), às 19h. Grátis.

O clássico de Cyro dos Anjos (1906-1994) sobre um burocrata mineiro, publicado em 1937, é o tema do próximo encontro do clube, que terá mediação da jornalista Úrsula Passos. Leia um artigo de Wander Melo Miranda, professor emérito de letras da UFMG, sobre a obra de Cyro em folha.com/ilustrissima.

 


[EXPOSIÇÃO] Clarissa Tossin

Galeria Luisa Strina. (11) 3088–2471. De seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 17h. Até 21/12. Grátis.

A artista apresenta “Azul Maia”, mostra com trabalhos inéditos das séries “Os Maias” e “Encontro das Águas” A primeira se refere às esculturas baseadas no The Mayan Theatre, em Los Angeles. A outra remete ao impacto da industrialização nos grupos indígenas da região de Manaus. Há, ainda, o vídeo “Ch’u Mayaa”.

maias
Frame da videoinstalação "Ch’u Mayaa" (2017), de Clarissa Tossin - Divulgação

[LEITURA] A Casa de Bernarda Alba

Sesc Consolação. (11) 3234-3000. Ter. (27), às 19h30. Grátis, com retirada de ingressos uma hora antes.

A última e mais conhecida peça de Federico García Lorca, escrita no ano de sua morte, encerra o ciclo de leituras concebido por Eugênia Thereza de Andrade. O poeta Frederico Barbosa seleciona poesias para esta montagem, cujo elenco reúne atrizes como Débora Duboc, Cynthia Falabella e Paula Cohen no papel de mulheres encarceradas na moradia campestre do título.

 

[EXPOSIÇÃO] Gretta Sarfaty

Galeria Pilar. (11) 3661-7119. De ter. a sex., das 11h às 19h; sáb., das 11h às 17h. Até 22/12. Grátis.

De volta ao país depois de décadas vivendo entre Nova York e Londres, Sarfaty, 64, apresenta sua primeira mostra individual, intitulada “Reconciliação”. A exposição conta com fotos, gravuras e vídeos, parte da produção recente da artista grega naturalizada brasileira, egressa da vanguarda artística da década de 1970.

pintura em amarelo, preto e vermelho
"Mãe Impersonificação I" (2018), de Gretta Sarfaty - Divulgação

[DANÇA] Peças Fáceis

Teatro Sérgio Cardoso. (11) 3288-0136. Qua. (28) e qui. (29), às 20h. R$ 20.

Interpretado pela conceituada bailarina Janice Vieira, que divide o palco e a concepção do espetáculo com a filha Andréia Nhur, o espetáculo propõe um estudo coreográfico a partir de peças musicais barrocas de Johann S. Bach e Christian Petzold, em que movimento e som são produzidos na mesma dimensão temporal.

 

[MÚSICA] Cartola

Sesc Pompeia. (11) 3871-7700. Sáb. (1º), às 21h30. R$ 30.

Uma homenagem ao cantor e compositor carioca está programada para a véspera do Dia Nacional do Samba, quando Elton Medeiros, parceiro de Cartola, Monarco, Adriana Moreira, Yvison Pessoa e Moisés da Rocha cantarão sucessos do artista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.