Quadrinhos de Orwell, música francesa, teatro argentino e mais 4 dicas

Veja as indicações da Ilustríssima para a próxima semana

[LIVRO] A Revolução dos Bichos

Companhia das Letras. 176 págs. R$ 69,90.

Trabalhando com tinta acrílica, o artista plástico gaúcho Odyr fez uma versão em quadrinhos do clássico de George Orwell sobre o autoritarismo. Haverá um evento de lançamento da obra no Museu da Imagem e do Som na quinta (21), às 19h, com presença do autor, da artista Simone Riqueira Ponçano e dos editores Alissa Queiroz e Emilio Fraia, da Companhia das Letras.

porco pinta placa
Quadrinho "A Revolução dos Bichos", de Odyr (Companhia das Letras) - Divulgação

[MÚSICA] Jazz FR/BR

Teatro Aliança Francesa. (11) 3572-2379. Ter. (20), das 13h às 21h. Grátis (para shows no teatro, é preciso retirar ingresso 1h antes).

No Dia da Consciência Negra, o festival oferece apresentações ao ar livre, na rua, e dentro do teatro. O destaque da programação é o trio comandado pela francesa Mina Agossi, que une jazz a ritmos africanos e caribenhos e se apresenta às 17h. Entre os grupos brasileiros, estão o coletivo Xoroxangô, o Trio Aro 20 e o Toró Instrumental.

 

[EXPOSIÇÃO] Yamamoto Masao

Galeria Marcelo Guarnieri. (11) 3063-5410. De seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 17h. Até 12/1. Grátis.

Atento a miudezas, o artista japonês apresenta fotografias, incluindo uma nova série sobre bonsais, objetos intrincados como caixas-poemas e livros construídos em detalhes. Na mesma galeria, há também uma individual com pinturas recentes e inéditas da artista paulistana Ana Sario. 

 

[TEATRO] Terrenal - Pequeno Mistério Ácrata

 

Sesc Santo Amaro. (11) 5541-4000. De qui. a sáb., às 21h; dom., às 18h. De 22/11 a 16/12. R$ 20. 

Baseado na história bíblica de Caim e Abel, o texto do dramaturgo argentino Mauricio Kartun é sucesso de público em Buenos Aires e ganha adaptação brasileira com tradução de Cecilia Boal e direção de Marco Antonio Rodrigues. O elenco reúne os atores Fernando Eiras, Celso Frateschi e Danilo Grangheia.

 

[SEMINÁRIO] Língua Portuguesa

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. (11) 3254-5600. Qui. (22), das 11h às 19h; e sex. (23), das 10h30 às 19h. Grátis, mediante inscrição.

O 2º Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação reúne especialistas brasileiros e de outros países lusófonos, durante dois dias, para discutir os aspectos culturais e históricos do uso do idioma. Uma mesa no dia 23, às 10h30, reúne o escritor e professor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa e a autora brasileira Maria Valéria Rezende para discutir sobre a literatura em português; no mesmo dia, às 17h30, Rezende conversa com o pesquisador Silviano Santiago sobre prêmios literários.

 

[MOSTRA] Com o Ar Pesado Demais para Respirar

Galeria Athena - Rio. (21) 2513-0703. De ter. a sex., das 11h às 19h; sáb., das 12h às 17h. Até 24/11. Grátis.

É a última semana para ver a primeira exposição do novo espaço, junção das galerias de arte Athena e Athena Contemporânea. Com curadoria de Lisette Lagnado, a mostra faz um panorama da produção artística brasileira nos últimos 50 anos, com nomes contemporâneos como Laura Belém e Matheus Rocha Pitta e trabalhos consagrados de Franz Weissmann, Leonilson e Anna Bella Geiger.

 

[DEBATE] Serrote

IMS Paulista. (11) 2842-9120. Qua. (21), às 19h30. Grátis, com retirada de senha 1 hora antes.

A revista completa dez anos com o lançamento de seu trigésimo número e da coletânea “Doze Ensaios sobre o Ensaio”. A ocasião é celebrada com um debate entre a socióloga Angela Alonso, colunista da Folha, o escritor Milton Hatoum e o psicanalista Tales Ab’Sáber, sob mediação de Paulo Roberto Pires e Guilherme Freitas, respectivamente editor e editor-assistente da Serrote.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.