Exposição de Claudia Andujar, mostra de cinema polonês e mais 5 dicas

Veja as indicações culturais da Ilustríssima para a próxima semana

[EXPOSIÇÃO] Claudia Andujar

IMS Paulista. (11) 2842-9120. De ter. a dom., das 10h às 20h. Qui., das 10h às 22h. De 15/12 a 7/4. Grátis.

A obra da fotógrafa e ativista dedicada aos ianomâmis ganha retrospectiva em que estão em exibição cerca de 300 imagens e uma instalação, além de livros e documentos sobre a tribo. A mostra começa no sábado (15), com uma conversa entre Andujar, o curador Thyago Nogueira e o líder indígena Davi Kopenawa, às 11h, no auditório do IMS Paulista.

índio nada
Índio nada em foto que é parte da exposição "Claudia Andujar: A Luta Yanomami", no IMS Paulista - Divulgação

[LIVRO] Arte Popular Brasileira: Olhares Contemporâneos

Editora WMF Martins Fontes. 372 págs. R$ 149,90 (edição bilíngue).

A obra organizada pela galerista Vilma Eid e pela artista plástica Germana Monte-Mór apresenta artistas autodidatas, sem formação acadêmica, ao lado de nomes eruditos, acompanhados por textos de críticos como Lorenzo Mammì (que fez o prefácio), Rodrigo Naves, Paulo Sérgio Duarte e Elisa Bracher.

 

[EXPOSIÇÃO] Para Respirar Liberdade

Sesc Bom Retiro. (11) 3332-3600. De ter. a sex., das 9h às 21h; sáb., das 10h às 21h; dom. e feriados, das 10h às 18h. Até 27/1. Grátis.

Com curadoria de Fábio Magalhães e Isabel Roth, a mostra comemora os 70 anos da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas. Estão expostas obras do artista e ativista político Otávio Roth (1952-1993), incluindo a representação gráfica, em diversas línguas e técnicas, dos 30 artigos que compõem a declaração.

tela reproduz artigo da declaração dos direitos humanos
Imagem do artista Otávio Roth reproduz um dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Divulgação

[CINEMA] Mostra de Cinema Polonês

Cinemateca Brasileira. (11) 3512-6111. Até sáb. (15), em horários variados (segunda não há sessão). Grátis, ingressos distribuídos uma hora antes.

O festival lembra o centenário da reconquista da independência da Polônia e reúne obras de alguns dos principais cineastas do país —como Andrzej Wajda, Roman Polanski e Pawel Pawlikowski. A atriz Michalina Labacz, destaque da nova geração de intérpretes poloneses, participa de um debate depois da exibição de “Volínia” (2016, dirigido por Wojciech Smarzowski), na quinta-feira (13), às 20h.

 

[EXPOSIÇÃO] Mauro Piva

Galeria Leme. (11) 3093-8184. De ter. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 17h. Até 12/1. Grátis.

O artista carioca apresenta sua produção mais recente —um conjunto de seis pinturas e oito esculturas, além de uma instalação. A inspiração foram respingos de tinta aleatórios que Piva observou na pia de seu ateliê. Fica a critério do espectador identificar a natureza das esculturas: entalhamentos em madeira pintados com tinta acrílica e óleo, que passam por telas.

 

[FOTOGRAFIA] Biblioteca Íntima

Fotô Editorial. 104 páginas. R$ 95.

A fotógrafa Sheila Oliveira passou sete anos registrando as imagens que formaram o ensaio “Entre Nós”. Cada uma delas, segundo a autora, representa a possibilidade de uma transformação. Após vencer o Prêmio Mundie de Fotografia, o projeto virou um fotolivro, editado por Eder Chiodetto e Fabiana Bruno. O lançamento da obra acontece na sexta (14), no Ateliê Fotô (rua Lisboa, 328, em São Paulo), às 19h.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.