Debates sobre democracia, exposições de Paul Klee e Maiolino e mais dicas

Veja as indicações culturais da Ilustríssima para a próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[DEBATES] Democracia em Risco?

Livraria Martins Fontes Paulista. (11) 2167-9900. Qui. (14) e qui. (21), às 19h. Grátis, com retirada de senha meia hora antes.

A Folha e a Companhia das Letras promovem dois debates com autores da coletânea recém-lançada de ensaios sobre a situação política do Brasil. O primeiro evento terá presença de Angela Alonso, presidente do Cebrap e colunista da Ilustríssima, Matias Spektor, professor de relações internacionais da FGV, e Ronaldo de Almeida, professor de antropologia da Unicamp, com mediação do jornalista Naief Haddad. No segundo encontro, estarão reunidos André Singer, professor de ciência política da USP, Esther Solano, professora de relações internacionais da Unifesp, Gustavo Venturi, professor de sociologia da USP, e Carlos Melo, professor de ciência política do Insper, com mediação de Úrsula Passos.

 

[EXPOSIÇÃO] Paul Klee - Equilíbrio Instável

Centro Cultural Banco do Brasil. (11) 3113-3651. De qua. a seg., das 9h às 21h. De 13/2 a 29/4. Grátis.

O modernista suíço (1879-1940) ganha mostra inédita com 120 obras selecionadas para vir ao Brasil do centro que abriga seu espólio, em Berna. Estarão expostas pinturas, gravuras, desenhos e objetos pessoais, como um conjunto de fantoches feitos pelo artista para seu filho. Sem se associar diretamente a nenhuma corrente artística, Klee foi um expoente da pintura moderna, aliando abstracionismo de traços e cores fortes a uma composição geométrica inspirada pelo construtivismo.

quadro colorido
"Canteiro de Flores no Parque de V." (1936), de Paul Klee - Divulgação

[ARTES PLÁSTICAS] Artur Lescher

Sesc Avenida Paulista. (11) 3170-0800. Qua. (13), às 19h. Grátis, com retirada de ingressos meia hora antes.

O artista inaugura “Anchor The Sky”, sua obra de 21 metros de altura na fachada do Sesc, participando de bate-papo sobre arte e cosmogonia com a curadora Catarina Duncan e a astróloga Lydia Vainer —a escultura levou em conta um mapa astral feito por ela para o prédio.

 

[TEATRO] Três Mudanças

Sesc Ipiranga. (11) 3340-2000. Sex. e sáb., às 21h; dom., às 18h. Até 10/3. R$ 30. 

Na montagem do texto do norte-americano Nicky Silver (“Pterodátilos”), a história de um casal que tem seu cotidiano impactado pela chegada do irmão mais velho dela, um bem-sucedido autor de seriados de TV, é dirigida por Mário Bortolotto com atuação de Carolina Mânica, Nilton Bicudo e Renata Becker.

 

[EXPOSIÇÃO] Anna Maria Maiolino

Galeria Luisa  Strina. (11) 3088–2471. De seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 17h. De 14/2 a 23/3. Grátis. 

Antes de estrear grandes retrospectivas em Milão, Sicília e Londres em comemoração a seus 60 anos de carreira, a artista tem parte de seu trabalho mais recente exposto em São Paulo, com 19 obras em que as linhas são protagonistas, tanto em desenho quanto em escultura. 

pontos e linhas pretas sobre fundo branco
Obra sem título da série "Projeto de Escarificações" (2012), de Anna Maria Maiolino - Divulgação

[TEATRO] Ensaio sobre a Lucidez

Espaço Cia da Revista. (11) 3791-5200. Sáb., às 21h e dom., às 19h. Até 31/3. R$ 20. 

Livremente inspirada no livro de José Saramago, a Cia. da Revista encena a história de uma comunidade que tenta se reestabelecer após um surto de cegueira ocorrido anos antes. Na eleição de um novo líder, chama a atenção a enorme abstenção de votos e instaura-se uma investigação. A direção é de Fernando Nitsch.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.