Crimes do passado, HQ sobre Stálin e outras dicas culturais

Veja as indicações da Ilustríssima para a próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[ILUSTRÍSSIMA CONVERSA] Thales Guaracy

Disponível a partir de seg. (25) em folha.com/ilustrissimaconversa

O jornalista, autor de dois livros sobre o início da história do país, é o convidado do podcast desta semana. Na conversa, ele contesta a autoimagem nacional de “povo cordial” e argumenta que a colônia brasileira foi consolidada em um longo processo baseado em guerras, conflitos religiosos e políticos e extermínio de índios. O jornalista também resgata a trajetória de desbravadores fundamentais para a formação do Brasil real, como o bandeirante Raposo Tavares.

[CLUBE DE LEITURA FOLHA] A Morte de Stálin

Tapera Taperá. (11) 3151-3797. Ter. (26), às 19h. Grátis.

Neste mês, o clube discute a HQ dos franceses Fabien Nury e Thierry Robin. Publicado pela Três Estrelas, selo editorial do Grupo Folha, o livro recria ficcionalmente os últimos momentos do líder soviético, morto em 1953, e as intensas disputas por sua sucessão. O encontro, com mediação da jornalista Úrsula Passos, terá como debatedora Daniela Mountian, doutora em literatura pela USP e editora da Kalinka.

[DEBATE] Boris Fausto

Livraria da Vila - Jardim Paulista. (11) 3062-1063. Seg. (25), às 19h. Grátis.

Em parceria com a Companhia das Letras, a Folha promove debate com o historiador sobre seu novo livro, “O Crime da Galeria de Cristal”, que será lançado em 28/3. A obra explora três assassinatos notórios do início do século 20 em São Paulo, como a história de um cadáver encontrado em uma mala. A antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz também participará do encontro, que será mediado pelo jornalista Marco Rodrigo Almeida, editor-adjunto da Ilustríssima.

[FOTOGRAFIA] Cristiano Mascaro

Sesc Pinheiros. (11) 3095-9400. Ter. a sáb., das 10h30 às 21h30; dom., das 10h30 às 18h30. De 29/3 a 23/6. Grátis.

A carreira de cinco décadas do fotógrafo paulista é revisitada na exposição “O que os Olhos Alcançam”. A mostra, com curadoria de Rubens Fernandes Junior, reúne cerca de 180 imagens, organizadas em séries temáticas. Parte importante delas se dedica às paisagens urbanas —Mascaro, arquiteto de formação, é um dos maiores intérpretes visuais das transformações urbanas de São Paulo e de outras cidades do país e do exterior. Além das fotografias, há cartas, catálogos e anotações do autor.

[DEBATES] Festival Serrote

IMS. (11) 2842-9120. Sex (29), às 20h, e sáb. (30), a partir das 15h. Grátis.

A segunda edição do festival reúne artistas, escritores, jornalistas e pesquisadores para apresentar o conteúdo do novo número da revista de ensaios e debater temas contemporâneos, como a luta por direitos indígenas, os desafios do jornalismo na América Latina e a frustração de projetos de futuro no Brasil.

[AUDIOVISUAL] O Tempo Mata

Sesc Avenida Paulista. (11) 3170-0800. Ter. a sáb., das 10h às 21h; dom., das 10h às 18h30. De 21/3 a 16/6. Grátis.

A mostra apresenta 17 obras audiovisuais da coleção Julia Stoschek, um dos mais importantes acervos mundiais de arte em filme e vídeo, baseado na Alemanha. Com curadoria de Rodrigo Moura, a exposição explora as estratégias de autorrepresentação e a recriação de imagens de outras fontes nos trabalhos selecionados. Exibições comentadas e cursos sobre videoarte e narrativas visuais completam a programação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.