Fotos das Filipinas, Laura Cardoso no teatro e mais 4 dicas

Veja as indicações da Ilustríssima para a próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[ILUSTRÍSSIMA CONVERSA] Reinaldo José Lopes e Pirula

Disponível a partir de seg. (20) em folha.com/ilustrissimaconversa

O jornalista de ciência e o biólogo dono de um canal no YouTube com quase 800 mil inscritos, que escreveram juntos o livro “Darwin sem Frescura” (HarperCollins), são os convidados do podcast da semana. Eles discutiram com o repórter Walter Porto assuntos como a relação entre genética e homossexualidade e entre mudança climática e extinção das espécies. Houve espaço também para debater a dificuldade dos meios científicos brasileiros em divulgar conhecimento para fora de suas bolhas.

[FOTOGRAFIA] Gustavo Gusmão

Museu da Imagem e do Som. (11) 2117-4777. De ter. a sáb., das 10h às 22h; dom., das 9h às 20h. De 21/5 a 30/6. Grátis.

Durante dois anos, o fotógrafo paulistano, mestre em cinema documental pela Universidade Autônoma de Barcelona, registrou a vida das milhares de pessoas que moram nos cemitérios de Manila, capital das Filipinas, onde se instalam pequenas moradias e até comércios. A exposição “Limbus”, que traz 19 imagens, faz parte do projeto Nova Fotografia, no qual o museu procura dar espaço a artistas promissores.

homem fuma com ossos
Fotografia da exposição "Limbus" (2016), exposta no MIS - Gustavo Gusmão/Divulgação

[LEITURA TEATRAL] Sob o Céu de Paris

Auditório Eco Berrini. Ter. (21), às 19h. Grátis.

Grande elenco se reúne para ler a peça escrita especialmente para Laura Cardoso, que interpreta a protagonista, pela dramaturga Gabriela Rabelo, que também é atriz e doutora em teoria e história do teatro pela USP. Os demais membros da família aristocrata decadente retratada no espetáculo são vividos por Walter Breda, Sylvio Zilber e Rosana Maris. Todos participam, depois, de bate-papo com o público.

[PALESTRA] Fernando Henrique Cardoso

Auditório Ibirapuera. (11) 3629-1075. Qua. (22), às 19h. Grátis, com retirada de ingressos 1h30 antes do evento.

Como parte do programa Café Filosófico, do Instituto CPFL, o ex-presidente e sociólogo discutirá a atualidade das ideias desenvolvidas no ensaio “A Política como Vocação”, de Max Weber, que completa cem anos em 2019. Haverá transmissão online pelo site do CPFL.

[EXPOSIÇÃO] Desenho Sujo

Espaço das Artes da ECA-USP. (11) 2648-1426. De seg. a sex., das 10h às 20h. Até 14/6. Grátis.

Com trabalhos inéditos de nove artistas, como Ana Prata, Rafael Carneiro e Flora Rebollo, a exposição mistura obras recentes, principalmente no campo do desenho (algumas efêmeras, feitas nas paredes) com outras feitas nos últimos 20 anos, além de textos de especialistas.

colagem de bolo e comidas
Obra de Rafael Carneiro (2019), exposta em "Desenho Sujo" - Divulgação

[PALESTRA] Michel Maffesoli

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. (11) 3254-5600. Ter. (21), às 15h. R$ 15.

O sociólogo francês, professor emérito da Universidade Sorbonne e referência no estudo da pós-modernidade, apresenta uma conferência sobre este tema, discutindo a mudança de valores culturais pela qual passamos, que cria um novo tripé civilizatório com base na tríade comunidade-emocionalidade-progressividade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.