Agora aos sábados, Ilustríssima Conversa recebe imortal Nélida Piñon

Podcast passa a ser publicado nos fins de semana; escritora fala sobre livro feito após sentença médica equivocada

Em 2015, a escritora Nélida Piñon recebeu uma sentença de morte de seu médico, que deu a ela no máximo um ano de vida. 

Ao voltar para casa, ela deu início ao que chamou de diário da morte, em que narrava, sem nenhum sentimentalismo, o que pareciam ser seus últimos dias. "Não há poesia na morte", escreveu. O veredito, felizmente, revelou-se depois equivocado. 

Imortal na Academia Brasileira de Letras, no mundo real Nélida também está cheia de vida, dedicando-se a vários projetos. Transformou o antigo diário da morte no livro "Uma Furtiva Lágrima" (Record), uma celebração da vida em que relembra momentos importantes de sua história e reflete sobre sua carreira. 

Na entrevista com Marco Rodrigo Almeida, ela comenta a criação do livro e analisa o momento político e cultural do país.

nélida
A escritora Nélida Piñon - Getty Images

Além do link acima, a Ilustríssima Conversa pode ser acessada nos principais sites e aplicativos de podcasts para celulares e computadores, como Stitcher e o Spotify, disponíveis em celulares com Android ou iOS. Usuários de aparelhos da Apple podem ouvir os episódios pelo app Podcasts, que já vem instalado em iPhones. O ouvinte pode se inscrever e assinar —sem qualquer custo— o podcast, passando assim a receber alertas quando novos episódios são publicados.

O podcast Ilustríssima Conversa entrevista, a cada duas semanas, intelectuais e autores de livros de não ficção para discutir suas obras e seus objetos de pesquisa.

Já participaram do programa o pastor progressista Henrique Vieira, que lançou "Amor como Revolução"; o escritor Eduardo Jardim, autor de livro sobre a história da Aids; o antropólogo Luiz Eduardo Soares, que pesquisa segurança pública e estrutura das polícias; a psicanalista Maria Rita Kehl; o arquiteto e urbanista Guilherme Wisnik; a jornalista Cristina Serra, autora de livro sobre o desastre de Mariana; o cientista político Sérgio Abranches; a antropóloga Lilia Schwarcz; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a economista Laura Carvalho, entre outros. 

Você encontra a lista completa de episódios do programa no índice do podcast Ilustríssima Conversa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.