Descrição de chapéu Livros

Da escravidão à ditadura, esquecimento é marca do Brasil, diz professora

Giselle Beiguelman discute no podcast a relação turbulenta do país com sua própria memória

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No episódio desta semana, o Ilustríssima Conversa recebe Giselle Beiguelman para discutir a relação turbulenta do Brasil com a própria memória.

Doutora em história social e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, ela fala sobre os "memoricídios" cometidos ao longo da nossa história, desde a colonização portuguesa e o apagamento de narrativas de índios e negros até a ditadura militar.

Beiguelman debate também as "injeções de botox urbano" que querem estancar o envelhecimento natural das nossas cidades e discute o modo como a inserção no ambiente digital afeta nossas lembranças coletivas.

Ela fala ainda sobre a disputa pelos monumentos históricos tidos como indecentes na cidade de São Paulo e o papel dos movimentos de estudantes em resgatá-los à vida pública.

giselle
Giselle Beiguelman, autora de 'Memória da Amnésia' - Adriano Vizoni/Folhapress

A professora está lançando "Memória da Amnésia: Políticas do Esquecimento" (Edições Sesc). O livro contém ensaios textuais e visuais sobre políticas de memória, baseados em projetos de pesquisa e de exposição pública desenvolvidos ao longo de décadas.

Algumas das imagens reunidas por Beiguelman em sua obra podem ser vistas abaixo.

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.