Exposição de Vik Muniz, livro de Alain Badiou e mais 5 dicas

Veja as indicações culturais da Ilustríssima para a próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[CLUBE DE LEITURA FOLHA] Noites de Alface

Livraria da Vila - Fradique Coutinho. (11) 3814-5811. Ter. (28), às 19h. Grátis.

O encontro deste mês, mediado por Úrsula Passos, discute o livro que a jornalista e escritora Vanessa Barbara publicou pela Alfaguara em 2013. A trama acompanha um homem que, após a morte da esposa com quem viveu por meio século, parte para desvendar um mistério que sente no ar de sua minúscula cidade.

[TEATRO] Os Sete Afluentes do Rio Ota

Sesc Pinheiros. (11) 3095-9400. De qui. a dom., às 18h. Até 1º/12. R$ 50. 

Monique Gardenberg reestreia a obra do canadense Robert Lepage após 15 anos desde sua última montagem. O épico de cinco horas desfila as inquietações e contradições da humanidade durante a segunda metade do século 20, em vários idiomas. Para a tarefa, a diretora reuniu grande elenco: Giulia Gam, Helena Ignez, Caco Ciocler, Marjorie Estiano e Bel Kowarick, entre outros.

[EXPOSIÇÃO] Vik Muniz

Galeria Nara Roesler. (11) 2039-5454. De seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 15h. Até 30/1. Grátis.

Pela primeira vez, o artista paulistano usa a pintura abstrata como fundamento de uma exposição, explorando sempre sua conexão com a fotografia. A mostra “Superfícies”, em 22 imagens inéditas baseadas em obras que vão de Cicero Dias a Giacomo Balla, trabalha com a fronteira entre realidade e construção formal.

pintura
"Superfícies: Parabula, a Partir de Arthur Dove" (2019), de Vik Muniz - Erika Mayumi/Divulgação

[LANÇAMENTO] Petrogrado, Xangai

Bar da Tapera. Qui. (31), às 19h30. Grátis. 

Para marcar o lançamento deste livro do francês Alain Badiou, um dos principais filósofos vivos, a editora Ubu traz Vladimir Safatle, professor de filosofia da USP e organizador da coleção Explosante, da qual o livro faz parte, e o pesquisador Ivan de Oliveira Vaz, doutorando em Badiou. Na obra, Badiou faz um balanço da Revolução Russa de 1917 e da Revolução Cultural Chinesa, principalmente no período de 1965 a 1968.

[DANÇA] In Saio Cia de Arte

Oficina Cultural Oswald de Andrade. (11) 3222-2662. Qui. e sex., às 20h; sáb., às 18h. De 31/10 a 9/11. Grátis. 

A companhia comemora sua primeira década com nova temporada do espetáculo “Ato Infinito”, que também passa gratuitamente por palcos do Centro Cultural São Paulo e do CEU Heliópolis, e inclui também mesas de debate, palestras, exposição fotográfica no Centro de Referência da Dança e, no mesmo local, uma mostra de trabalhos individuais de colaboradores no dia 26/11.

[EXPOSIÇÃO] Terry Winters

Auroras. (11) 99600-9879. Sáb., das 11h às 18h; dom. e durante a semana, com agendamento. De 26/10 a 21/12. Grátis. 

O artista plástico nova-iorquino de 70 anos tem seus trabalhos reunidos pela primeira vez no Brasil. Criando telas abstratas a partir de inspirações do mundo natural, como a arquitetura biológica dos seres vivos e o processo de formação dos cristais, Winters traz ao país seis pinturas recentes e uma série de colagens.

[FOTOGRAFIA] Festival Zum

IMS Paulista. (11) 2842-9120. Sex. (1º), sáb. (2) e dom. (3), em diversos horários. Grátis.

Os três dias de debate sobre produção e circulação de imagens trazem artistas de verve tão distinta quanto Dora Longo Bahia, Paulo Bruscky, Rosângela Rennó e Aleta Valente (a Ex-Miss Febem), assim como pesquisadoras como Lilia Schwarcz, Dária Jaremtchuk e Ariella Azoulay, da Universidade Brown, oficinas e exposições.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.