Último Clube de Leitura do ano, Itamar no teatro e mais 4 dicas

Veja as indicações culturais da Ilustríssima para a próxima semana

[CLUBE DE LEITURA FOLHA] Alice Munro

Blooks Livraria (shop. Frei Caneca). (11) 3259-2291. Ter. (26), às 19h. Grátis.

A edição deste mês, derradeira de 2019, discute o livro “Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento” (Biblioteca Azul), compilação de nove contos em que a Nobel canadense retrata diferentes instantes da vida romântica. Sempre sob mediação de Úrsula Passos, o encontro seguinte do clube será em 28 de janeiro, dessa vez debatendo dois livros correlacionados: “O Complexo de Portnoy”, de Philip Roth, e “Stoner”, de John Williams.

iara grita em preto e branco
Iara Rennó e, ao fundo, Grace Passô durante ensaio do espetáculo "Pretoperitamar" - Divulgação

[ESPETÁCULO] Pretoperitamar

Sesc Pompeia. (11) 3871-7700. De qui. a sáb., às 21h; dom., às 18h. De 28/11 a 19/1. R$ 40.

Com dramaturgia de Ana Maria Gonçalves e Grace Passô (que também dirige), a opereta imerge no universo de Itamar Assumpção através de suas músicas. O elenco mistura artistas como Fabrício Boliveira, Thalma de Freitas, Tulipa Ruiz e Iara Rennó, e a banda ainda inclui nomes como Arrigo Barnabé, Saulo Duarte e Curumin, em espetáculo idealizado por Anelis Assumpção.

[LEITURA] Calígula

Sesc Consolação. (11) 3234-3000. Ter. (26), às 19h30. Grátis, com retirada de ingressos uma hora antes.

A última edição do ano do ciclo de leituras dramáticas concebido por Eugênia Thereza de Andrade traz o texto de Albert Camus, que escreveu durante a Segunda Guerra Mundial sobre as absurdas arbitrariedades do imperador romano. O elenco, dirigido por Eric Lenate, inclui Lee Taylor, Lavínia Pannunzio e Rubens Caribé.

[CINEMA] Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra

Espaço Itaú de Cinema Augusta. (11) 3288-6780. Seg. (25), às 19h. Grátis, com retirada de ingressos uma hora antes.

Dirigido por Jorge Bodanzky e João Farkas, o documentário em média metragem sobre um incansável defensor do ecossistema do Pantanal tem exibição exclusiva em São Paulo, em evento promovido pela Folha. A projeção é seguida de debate com os dois diretores, a produtora Mônica Guimarães e Ruivaldo Nery de Andrade, personagem principal do filme.

escultura na floresta
"Flotsam" (1998), de Tony Cragg - Divulgação

[EXPOSIÇÃO] Tony Cragg

MuBE. (11) 2594-2601. De ter. a dom., das 10h às 18h. De 24/11 a 1º/3. Grátis. 

É a primeira individual do escultor britânico no Brasil, com 43 esculturas e 70 desenhos que lhes deram origem, oferecendo um panorama representativo de sua obra, mas enfatizando sua produção no século 21. Cragg usa desde madeira e cerâmica até bronze e aço, explorando a diversidade de relações entre formas e matérias.

[DEBATE] Celso Amorim e Rubens Ricupero

Tapera Taperá. (11) 3151-3797. Seg. (25), às 19h. Grátis, com inscrições no site da Carta Capital.

Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores durante todo o governo Lula, e Ricupero, diplomata e ministro da Fazenda no governo FHC, discutem a ebulição política que tem tomado países sul-americanos como Bolívia, Chile e Equador, em evento promovido pela revista Carta Capital e pelo clube do livro Panaceia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.