Livro sobre Bardi, filme de Elia Suleiman e mais dicas

Veja as indicações da Ilustríssima para a próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[LIVRO] Pietro Maria Bardi

Editora Unicamp. 224 págs. R$ 50.

Ensaios de pesquisadores brasileiros e italianos, organizados por Nelson Aguilar, retraçam a trajetória deste que foi nome fundamental para a cultura dos dois países no século 20. Jornalista de formação, foi responsável pelo desenvolvimento da Galleria D’Arte di Roma, do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), tornando-se promotor essencial da arquitetura moderna e da vanguarda artística.

[CINEMA] O Paraíso Deve Ser Aqui

França/Qatar/Alemanha/Canadá/Turquia/Palestina, 2019. 97 min. Em cartaz nos cinemas.

O palestino Elia Suleiman participou da competição principal e recebeu menção honrosa no último Festival de Cannes com este filme, que percorre diferentes cidades do mundo através da visão peculiar de seu protagonista, interpretado pelo próprio diretor, em uma obra com fortes ecos do cinema de Jacques Tati.

[EXPOSIÇÃO] Chiharu Shiota

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. (11) 3113-3651. De qua. a seg., das 9h às 21h (fechado em 25/12). Até 27/1. Grátis. 

A artista plástica japonesa, conhecida por trabalhos site-specific de grande escala, apresenta 72 obras na retrospectiva “Linhas da Vida”. São performances, fotografias e pinturas realizadas nos últimos 25 anos, além de instalações feitas especialmente para o CCBB —uma delas, enredando 800 novelos de lã e 4.000 folhas de papel.

cartas enredadas em fios
"Além da Memória" (2019), de Chiharu Shiota - Ding Musa/Divulgação

[LIVRO] Edimilson de Almeida Pereira

Editora 34. 384 págs. R$ 65.

A antologia “Poesia +”, organizada pelo autor, reúne mais de 200 poemas, incluindo 34 inéditos, deste que é considerado um expoente do gênero no país —além de pesquisador das culturas populares e afrodescendentes e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Sua poesia tem forte tom crítico, incorporando o resgate de vozes silenciadas à tradição literária ocidental.

homem se espreme atrás de equipamento de som
Fotografias da série "Radiolas" (2016-2019) - Felipe Larozza

[FOTOGRAFIA] Radiolas

Museu da Imagem e do Som. (11) 2117-4777. De ter. a sáb., das 10h às 22h; dom., das 10h às 20h (fechado em 24 e 25/12). Até 19/1. Grátis.

Dentro do programa Nova Fotografia, a mostra de Felipe Larozza retrata em 16 imagens a vibrante cena do reggae em São Luís (Maranhão), considerada capital desse ritmo no Brasil. O nome da exposição remete às numerosas equipes de som da cidade, formadas por DJs e montadores experientes e amplificadores potentes.

[EXPOSIÇÃO] Antunes Filho

Espaço CPT - Sesc Consolação. (11) 3234-3000. De seg. a sex., das 16h às 21h; sáb., das 13h às 18h. Até 15/2. Grátis.

O diretor teatral morto em maio, que completaria 90 anos neste mês de dezembro, é objeto do “Dispositivo Movimentocptsesc”, que o curador Ricardo Muniz define como uma fabulação sobre as criações e métodos de Antunes Filho nas décadas em que esteve à frente do Centro de Pesquisa Teatral. Há fotografias, objetos, figurinos, vídeos e depoimentos de mais de 70 atores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.