Como as mulheres moldaram a história do cinema brasileiro

Pesquisadora e cineastas discutem no podcast a importância das diretoras na nossa cinematografia

São Paulo

O primeiro podcast Ilustríssima Conversa do ano discute o livro “Mulheres Atrás das Câmeras”, publicado pela Estação Liberdade em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

O repórter Walter Porto conversa com uma das organizadoras do livro, Luiza Lusvarghi, e com as cineastas Lúcia Murat, Tata Amaral e Julia Rezende sobre as diretoras que moldaram (e ainda moldam) o cinema brasileiro e suas dificuldades de serem reconhecidas dentro do cânone artístico.

As conversas ainda abordaram a desigualdade de gênero dentro da indústria cinematográfica —segundo pesquisa de 2016 da Ancine citada no livro, apenas 2% dos filmes nacionais lançados comercialmente no Brasil são dirigidos por mulheres.

Além do link acima, a Ilustríssima Conversa pode ser acessada nos principais sites e aplicativos de podcasts, como Stitcher e o Spotify, ou direto pelo app Podcasts, que já vem instalado em iPhones. O ouvinte pode se inscrever e assinar o podcast —sem qualquer custo—, passando assim a receber alertas quando novos episódios são publicados.

O podcast Ilustríssima Conversa entrevista, a cada duas semanas, intelectuais e autores de livros de não ficção para discutir suas obras e seus objetos de pesquisa.

Já participaram do programa a antropóloga Fernanda Arêas Peixoto, que discutiu como a cultura molda as cidades latino-americanas; Sueli Carneiro, que falou sobre a relação entre as questões de raça e gênero no Brasil; Sérgio Adorno, que discutiu o surgimento do liberalismo no Brasil; Sidarta Ribeiro, neurocientista que estuda o sono e os sonhos; Laurentino Gomes, que falou sobre seu novo livro, "Escravidão"; Sérgio Haddad, biógrafo de Paulo Freire; a antropóloga Lilia Schwarcz; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a economista Laura Carvalho, entre outros. 

Você encontra a lista completa de episódios no índice do podcast Ilustríssima Conversa. ​​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.