Descrição de chapéu Livros

Apoio da Universal a políticos depende da conveniência do momento, diz autor

Gilberto Nascimento discute o crescimento vertiginoso da igreja e a ascensão política de Edir Macedo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Sombini
Eduardo Sombini

Geógrafo e mestre pela Unicamp, é repórter da Ilustríssima

No episódio desta semana, o Ilustríssima Conversa recebe Gilberto Nascimento, jornalista e autor do livro "O Reino: a História de Edir Macedo e uma Radiografia da Igreja Universal" (Companhia das Letras).

A obra analisa em detalhes o crescimento vertiginoso da Igreja Universal nas últimas quatro décadas e a transformação de seu líder em um dos homens mais influentes da política brasileira.

Na conversa, Nascimento trata da consciência precoce de Macedo sobre a necessidade de construir alianças com governantes e formar bancadas no Legislativo para promover a expansão de sua igreja.

Ele discute o apoio atual do bispo ao governo Jair Bolsonaro e os inquéritos e processos judiciais movidos contra a Universal e seus líderes —Macedo nunca foi condenado criminalmente.

Gilberto Nascimento em debate de lançamento do livro 'O Reino' - Gabriel Cabral - 17.dez.2019/Folhapress

O autor também aborda a agenda moral e de costumes da Universal e conta sua experiência na cobertura, desde o final da década de 1980, de eventos controversos que envolveram a igreja.

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.