Apoio da Universal a políticos depende da conveniência do momento, diz autor

Gilberto Nascimento discute o crescimento vertiginoso da igreja e a ascensão política de Edir Macedo

No episódio desta semana do podcast Ilustríssima Conversa, o repórter Eduardo Sombini recebe Gilberto Nascimento, jornalista e autor do livro “O Reino – A História de Edir Macedo e uma Radiografia da Igreja Universal”, publicado pela Companhia das Letras.

A obra analisa em detalhes o crescimento vertiginoso da Igreja Universal nas últimas quatro décadas e a transformação de seu líder em um dos homens mais influentes da política brasileira.

Na conversa, Nascimento trata da consciência precoce de Macedo sobre a necessidade de construir alianças com governantes e formar bancadas no Legislativo para promover a expansão de sua igreja.

Gilberto Nascimento em debate de lançamento do livro 'O Reino' - Gabriel Cabral - 17.dez.2019/Folhapress

Discute também o apoio atual do bispo ao governo Jair Bolsonaro e os inquéritos e processos judiciais movidos contra a Universal e seus líderes —Macedo nunca foi condenado criminalmente.

O autor também aborda a agenda moral e de costumes da Universal e conta sua experiência na cobertura, desde o final da década de 1980, de eventos controversos que envolveram a igreja.

Além do link acima, a Ilustríssima Conversa pode ser acessada nos principais sites e aplicativos de podcasts, como Stitcher e o Spotify, ou direto pelo app Podcasts, que já vem instalado em iPhones. O ouvinte pode se inscrever e assinar o podcast —sem qualquer custo—, passando assim a receber alertas quando novos episódios são publicados.

O podcast Ilustríssima Conversa entrevista, a cada duas semanas, intelectuais e autores de livros de não ficção para discutir suas obras e seus objetos de pesquisa.

Já participaram do programa Eliane Robert Moraes, que tratou da censura ao sexo nas artes; cineastas que discutiram a história das mulheres no cinema brasileiro; Sueli Carneiro, que falou sobre a relação entre as questões de raça e gênero no Brasil; Sérgio Adorno, que discutiu o surgimento do liberalismo no Brasil; Sidarta Ribeiro, neurocientista que estuda o sono e os sonhos; Laurentino Gomes, que falou sobre seu livro "Escravidão"; a antropóloga Lilia Schwarcz; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a economista Laura Carvalho, entre outros.

Você encontra a lista completa de episódios no índice do podcast Ilustríssima Conversa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.