Descrição de chapéu Livros

Brasil está esmagado por dois projetos totalitários, diz escritor

Para Martim Vasques da Cunha, país saiu da tirania dos especialistas para embarcar na revolta do subsolo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marco Rodrigo Almeida

Na Folha desde 2010, já passou por Ilustrada, Tendências/Debates, Poder e Ilustríssima

No episódio desta semana do Ilustríssima Conversa, o escritor Martim Vasques da Cunha comenta seu novo livro, "A Tirania dos Especialistas" (Civilização Brasileira), coletânea de ensaios que cobre os últimos anos da política brasileira, da derrocada do PT à vitória de Bolsonaro.

Doutor em filosofia pela USP, Vasques da Cunha, valendo-se de ampla referência cultural e teórica, retrata um Brasil acossado por dois projetos totalitários.

De um lado, a tal tirania dos especialistas citada no título do livro, representada por intelectuais que se isolam da realidade e acham que podem explicar o mundo a partir de suas crenças, por um prisma muito limitado.

De outro, uma massa invisível, ressentida por ter sido desprezada pelas elites intelectuais, que contra-ataca com a revolta do subsolo, movimento liderado por Olavo de Carvalho que culminou na eleição de Bolsonaro.

Vasques da Cunha afirma que a obra filosófica de Olavo é muito perigosa e que a mudança de poder no Brasil pode ter sido apenas uma simples troca de seis por meia dúzia.

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.