Brasil está esmagado por dois projetos totalitários, diz escritor

País saiu da tirania dos especialistas para embarcar na revolta do subsolo, analisa Martim Vasques da Cunha

No episódio desta semana do podcast Ilustríssima Conversa,  o escritor Martim Vasques da Cunha comenta seu novo livro, “A Tirania dos Especialistas” (ed. Civilização Brasileira), coletânea de ensaios que cobre os últimos anos da política brasileira, da derrocada do PT à vitória de Bolsonaro.

 

Doutor em filosofia pela USP, Vasques da Cunha, valendo-se de ampla referência cultural e teórica, retrata um Brasil acossado por dois projetos totalitários.

De um lado, a tal tirana dos especialistas citada no título do livro, representada por intelectuais que se isolam da realidade e acham que podem explicar o mundo a partir de suas crenças, por um prisma muito limitado de ver a realidade.  
 

De outro, uma massa invisível, ressentida por ter sido desprezada pelas elites intelectuais, que contra-ataca com a revolta do subsolo, movimento liderado por Olavo de Carvalho que culminou na eleição de Bolsonaro. 
 

Vasques da Cunha alerta que a obra filosófica de Olavo é muito perigosa e que a mudança de poder no Brasil pode ter sido apenas uma simples troca de seis por meia dúzia.

Além do link acima, a Ilustríssima Conversa pode ser acessada nos principais sites e aplicativos de podcasts, como Stitcher e o Spotify, ou direto pelo app Podcasts, que já vem instalado em iPhones. O ouvinte pode se inscrever e assinar o podcast —sem qualquer custo—, passando assim a receber alertas quando novos episódios são publicados.

O podcast Ilustríssima Conversa entrevista, a cada duas semanas, intelectuais e autores de livros de não ficção para discutir suas obras e seus objetos de pesquisa.

Já participaram do programa Eliane Robert Moraes, que tratou da censura ao sexo nas artes; cineastas que discutiram a história das mulheres no cinema brasileiroSueli Carneiro, que falou sobre a relação entre as questões de raça e gênero no Brasil; Sérgio Adorno, que discutiu o surgimento do liberalismo no Brasil; Sidarta Ribeiro, neurocientista que estuda o sono e os sonhos; Laurentino Gomes, que falou sobre seu livro "Escravidão"; a antropóloga Lilia Schwarcz; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a economista Laura Carvalho, entre outros. 

Você encontra a lista completa de episódios no índice do podcast Ilustríssima Conversa.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.