Ilustríssima indica espetáculos de dança para assistir em casa

Entre as dicas, há produções da companhia de Trisha Brown e do Grupo Corpo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[STREAMING] Grupo Corpo

Disponível no Vimeo.

A companhia mineira de dança vem disponibilizando gratuitamente dois espetáculos por semana durante a quarentena. Até domingo (12), os interessados podem assistir aos vídeos de "Bach" e "Gira". Esta produção, com coreografia de Rodrigo Pederneiras e música original da banda de jazz Metá Metá, se inspira no universo estético da umbanda e tem seu espaço cênico demarcado por um quadrado que representa um terreiro. Para ter acesso aos vídeos, o usuário deve entrar com sua conta na plataforma, selecionar o espetáculo e clicar em alugar. Em seguida, é preciso digitar o código promocional "grupocorpo45anos" e não preencher os dados de pagamento.

[STREAMING] Trisha Brown Dance Company

Disponível no site e no Instagram da companhia.

A companhia de Trisha Brown (1936-2017), uma das expoentes da dança pós-moderna, comemora 50 anos em 2020 e está colocando no ar filmagens de espetáculos que marcaram sua trajetória —“Working Title”, que estreou em 1985, pode ser vista até 14 de abril. O vídeo “Room/Roof Piece", com 25 minutos, se inspira na icônica performance “Roof Piece”, de 1971. No lugar de Trisha e seus colegas em topos de prédios do sul de Manhattan, no entanto, a nova versão foi realizada por videoconferência, com dançarinos sozinhos em suas casas, espalhadas nos EUA e na Austrália. O jornal The New York Times indicou uma versão “faça você mesmo” da performance para ocupar o tempo durante a quarentena.

[STREAMING] Deborah Colker

Disponível no site da companhia.

A companhia comandada pela bailarina e coreógrafa Deborah Colker também disponibilizou em vídeo alguns de seus espetáculos. Interessados podem assistir gratuitamente a seis produções. No premiado "Cão Sem Plumas", de 2017, baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto que tematiza a vida nos mangues do rio Capibaribe, em Pernambuco, Colker coloca em cena bailarinos cobertos de lama que se movimentam à semelhança de caranguejos.

[STREAMING] Royal Opera House

Disponível no YouTube.

Durante a quarentena, o teatro londrino está transmitindo todas as sextas-feiras às 15h (horário de Brasília) um novo espetáculo de balé ou ópera. Na próxima sexta (17), vai ao ar o balé "The Metamorphosis", adaptação do coreógrafo português Arthur Pita do romance de Franz Kafka. No acervo da Royal Opera, é possível conferir apresentações passadas, como a ópera "Handel's Acis and Galatea", que estará disponível até 3 de maio.

[SEMINÁRIO] Histórias da dança

Masp. Disponível no YouTube.

Desde dezembro de 2018, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) vem organizando seminários que antecipam a proposta curatorial Histórias da Dança, planejada —antes da pandemia do novo coronavírus— como eixo do programa de atividades do museu em 2020. A edição de fevereiro deste ano discute a política de corpos em movimento, e os convidados de um dos debates tratam de plataformas de colaboração na dança brasileira hoje, dos bailes black nos subúrbios e favelas do Rio de Janeiro na década de 1970 e dos processos comunicativos e das práticas insurgentes relacionadas à dança de rua.

[STREAMING] O Lago dos Cisnes

TV Cultura. Disponível no YouTube.

Uma apresentação de 2018 da São Paulo Companhia de Dança do clássico balé de Tchaikóvski pode ser vista gratuitamente. Com direção artística de Inês Bogéa, o espetáculo tem cerca de duas horas de duração.

[DEBATE] Danças populares no Brasil

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Disponível no YouTube.

Parte do ciclo Sentidos do Barroco, promovido em 2016, o encontro das pesquisadoras Marianna Monteiro, professora de artes cênicas da Unesp, e Maria Lucia Montes, professora aposentada de antropologia da USP, abordou as linhas de contato e tensão entre os conceitos de cultura popular e erudita no campo da dança, entre outros temas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.