Descrição de chapéu Coronavírus

Ilustríssima indica leituras de poemas e obras literárias para a quarentena

Entre as dicas, há interpretações de Clarice Lispector, Drummond e Hilda Hilst

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[STREAMING] Hilda Hilst

Disponível no site do Itaú Cultural.

No site da "Ocupação Hilda Hilst", mostra organizada pelo instituto em 2015, há cinco vídeos de leituras de obras da escritora. Nos dois primeiros, a cartunista Laerte declama os poemas "O Reizinho Gay" e "Filó, a Fadinha Lésbica", publicados em 1992 no livro "Bucólicas". A página também disponibiliza a publicação oficial da exposição e reúne entrevistas, manuscritos e outros materiais legados por Hilda, bem como filmagens de mesas de debate e depoimentos de colegas da autora.

[STREAMING] Carlos Drummond de Andrade

Instituto Moreira Salles. Disponível no YouTube.

Fragmentos do DVD "Considerações do Poema", lançado pelo IMS em 2011, podem ser vistos no canal do instituto, que também reúne debates, depoimentos e diversos outros vídeos que homenageiam o escritor mineiro. Há várias leituras de poemas de Drummond disponíveis: Caetano Veloso ("Elegia 1938"), Chico Buarque ("Inocentes do Leblon"), Fernanda Torres ("Necrológicos dos Desiludidos do Amor"), Marília Pêra ("Amar") são alguns dos destaques, ao lado da interpretação do poema "No Meio do Caminho" em 12 línguas.

[TELEVISÃO] A Arte do Encontro

Canal Brasil. Seg. (6), às 23h30. Acervo disponivel na Globosat Play.

O programa, que está na quarta temporada, é marcado por uma atmosfera intimista em que entrevistador e convidado permeiam seus discursos com declamação de poemas e leitura de passagens de romances, peças de teatro e outras obras. Miguel Falabella é o convidado do próximo episódio. No acervo, é possível encontrar, por exemplo, o episódio em que Bárbara Paz recebe a cantora e compositora Zélia Duncan e a participação da escritora Conceição Evaristo em entrevista a Tony Ramos.

[STREAMING] Clarice Lispector

Instituto Moreira Salles. Disponível no YouTube.

Em vídeo de 37 minutos de duração, as atrizes Cláudia Abreu e Malu Mader leem frases de Clarice, selecionadas por Roberto Corrêa dos Santos, organizador do livro "As Palavras", em evento realizado em 2013 como parte da comemoração do aniversário da autora. No canal do IMS, há também vários registros completos de palestras de especialistas , além de vídeos curtos —um deles é a leitura da crônica "Morte de uma Baleia" em vídeo de 2016 que mostra a rotina de fotos de cariocas e turistas ao lado da estátua da autora e de seu cachorro Ulisses na praia do Leme, no Rio.

[LIVRO] É Agora como Nunca

Companhia das Letras. R$ 39,90.

A coletânia, organizada por Adriana Calcanhoto, reúne poemas de 41 autores brasileiros nascidos entre as décadas de 1970 e 1990. Publicado em 2017, o livro se orienta a partir de um recorte autoral de Calcanhoto —ao mesmo tempo, oferece um panorama da produção poética emergente do país, com autores jovens já publicados por grandes editoras e autores menos conhecidos à época do lançamento da obra.

[DVD] Maria Bethânia

Quitanda/Biscoito Fino. R$ 59,90

No espetáculo "Caderno de Poesias", lançado em 2015, Bethânia declama e interpreta poemas, passagens de romances e canções, abarcando obras que vão de clássicos da literatura à musica popular. O DVD é complementar ao livro homônimo, resultado de um projeto de divulgação de obras artísticas em escolas públicas, realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Caetano Veloso, Carlos Drumond de Andrade, Chico Buarque, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa e Manuel Bandeira são alguns dos autores com textos incluídos no livro e interpretados no espetáculo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.