Descrição de chapéu Livros

'Guerra de facções' ameaça a República no Brasil, avalia Newton Bignotto

Professor de filosofia afirma que país sofre para reconhecer democracia como valor insuperável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Sombini
Eduardo Sombini

Geógrafo e mestre pela Unicamp, é repórter da Ilustríssima

O episódio desta semana do Ilustríssima Conversa trata da história das ideias sobre a democracia no Brasil.

O podcast recebe Newton Bignotto, professor titular de filosofia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e autor de "O Brasil à Procura da Democracia: da Proclamação da República ao século XXI" (Bazar do Tempo).

No livro, o autor analisa os obstáculos ao fortalecimento dos ideais democráticos no Brasil desde meados do século 19 —do fim do Império, que, em seu diagnóstico, criou uma República sem democracia, até a eleição de Jair Bolsonaro em 2018.

Bignotto discute na entrevista os entraves à superação do passado colonial e escravista do país, que está na raiz das desigualdades sociais e do racismo estrutural que marcam o Brasil de hoje, e o pensamento de intelectuais, clássicos e contemporâneos, que refletiram sobre as possibilidades de democratização do país ao longo de sua história republicana.

Retrato de Newton Bignotto
Retrato de Newton Bignotto, autor de 'O Brasil à Procura da Democracia' - Arquivo pessoal

O autor também comenta a conjuntura política do Brasil na última década, que ele aborda a partir do conceito de guerra de facções: em sua avaliação, grupos de pressão vêm lutando para impor suas demandas particulares ao conjunto da sociedade, em detrimento do interesse comum, levando à degradação das instituições democráticas e colocando em risco a República brasileira.

O Ilustríssima Conversa, realizado em parceria com o Itaú Cultural, está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Já participaram do Ilustríssima Conversa Muryatan Barbosa, autor de livro sobre a história do pensamento africano, Júlio Delmanto, que discutiu os primeiros usos do LSD e a repressão à substância, Elena Brugioni, que tratou de literaturas africanas e descolonização do imaginário, Marta Arretche, que debateu as desigualdades e as políticas sociais no Brasil, Sérgio Augusto, que discutiu os rumos do cinema em meio à pandemia de coronavírus, Sidney Chalhoub, que lembrou a politização de epidemias ao longo da história, Gilberto Nascimento, que abordou o crescimento da Igreja Universal e a ascensão política de Edir Macedo, Eliane Robert Moraes, que discutiu a censura ao sexo nas artes, Sueli Carneiro, que falou sobre a relação entre as questões de raça e gênero no Brasil, Sérgio Adorno, que tratou do surgimento do liberalismo no Brasil, entre outros convidados.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.