Descrição de chapéu ilustríssima conversa

Odebrecht se tornou potência dando tudo o que políticos queriam, diz Malu Gaspar

Em podcast, jornalista descreve esquemas de corrupção e derrocada da empreiteira com a Lava Jato

A convidada desta semana do Ilustríssima Conversa, podcast da Folha em parceria com o Itaú Cultural, é a jornalista Malu Gaspar, que acaba de lançar o livro “A Organização: A Odebrecht e o Esquema de Corrupção que Chocou o Mundo” (Companhia das Letras).

Resultado de uma minuciosa apuração de três anos, a obra narra em mais de 600 páginas a trajetória da empresa, das origens na Bahia na década de 1940 à derrocada com o avanço da Operação Lava Jato sobre as empreiteiras brasileiras.

Na conversa com o repórter Eduardo Sombini, Malu Gaspar destrinchou as práticas empresariais da Odebrecht, que tratavam os governantes como os clientes que deveriam sempre estar satisfeitos com a companhia.

Para isso, no jargão da empresa, era preciso dominar o relacionamento político-estratégico com as autoridades mais importantes, incluindo os presidentes do Brasil e de outros países onde a Odebrecht atuava —e superfaturamento de obras, pagamentos para o caixa dois de campanhas e propinas estavam no cardápio, de acordo com o livro.

Retrato da jornalista Malu Gaspar, autora de 'A Organização'
Retrato da jornalista Malu Gaspar, autora de 'A Organização' - Chico Cerchiaro/Divulgação

Entre outros assuntos, Malu Gaspar abordou a guerra aberta entre Emílio, filho do fundador da Odebrecht, e o seu herdeiro Marcelo, que assumiu o comando do conglomerado em 2009 e ficou dois anos e meio preso, e dos métodos da força-tarefa de Curitiba, questionados por críticos da operação.

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Já participaram do Ilustríssima Conversa Flavia Rios, coorganizadora de coletânea da intelectual Lélia Gonzalez, Karla Monteiro, biógrafa do jornalista Samuel Wainer, Vinicius Torres Freire​, que tratou de medidas econômicas durante a crise do coronavírus, Muryatan Barbosa, pesquisador da história do pensamento africano; Júlio Delmanto, que discutiu os primeiros usos do LSD e a repressão à substância; Elena Brugioni, que abordou as literaturas africanas e a descolonização do imaginário; Marta Arretche, que debateu as desigualdades e as políticas sociais no Brasil; Sérgio Augusto, que discutiu os rumos do cinema em meio à pandemia de coronavírus; Sidney Chalhoub, que lembrou a politização de epidemias ao longo da história; e Gilberto Nascimento, que abordou o crescimento da Igreja Universal e a ascensão política de Edir Macedo, entre outros.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.