Descrição de chapéu Livros ilustríssima conversa

Bolsonaro segue passos que lembram Venezuela, diz Ilona Szabó

Especialista em segurança pública discute intimidação de lideranças e ameaças à democracia no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Sombini
Eduardo Sombini

Geógrafo e mestre pela Unicamp, é repórter da Ilustríssima

A convidada do primeiro episódio do ano do Ilustríssima Conversa, podcast da Folha em parceria com o Itaú Cultural, é Ilona Szabó, empreendedora cívica, presidente do Instituto Igarapé e colunista do jornal.

Szabó publicou, em outubro, o livro "A Defesa do Espaço Cívico" (Objetiva), em que narra como se tornou alvo de uma das primeiras campanhas de ódio na internet do governo Bolsonaro.

Em fevereiro de 2019, depois de aceitar um convite do então ministro da Justiça, Sergio Moro, para participar de um conselho, a autora passou a ser atacada no Twitter e o presidente Jair Bolsonaro exigiu que a sua nomeação fosse suspensa.

Com base nessa experiência, Szabó apresenta na obra estratégias da cartilha que governantes populistas e autoritários vêm colocando em prática para minar a democracia e os danos que táticas como a intimidação e a perseguição de lideranças da sociedade civil estão causando ao debate público.

Retrato de Ilona Szabó, autora de 'A Defesa do Espaço Cívico' - Eduardo Knapp - 21.fev.19/Folhapress

Na conversa, a autora aborda as particularidades desse processo no Brasil, que convive com milícias e tem um longo histórico de violência policial, e de ferramentas possíveis para enfrentar o fechamento do espaço cívico. Para Szabó, a militarização do governo e a politização das polícias faz com que a situação atual do país se assemelhe ao que aconteceu na Venezuela.

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Já participaram do Ilustríssima Conversa Malu Gaspar, que descreveu os escândalos de corrupção e a derrocada da Odebrecht, Flavia Rios, coorganizadora de coletânea da intelectual Lélia Gonzalez, Karla Monteiro, biógrafa do jornalista Samuel Wainer, Vinicius Torres Freire, que tratou de medidas econômicas durante a crise do coronavírus, Muryatan Barbosa, pesquisador da história do pensamento africano, e Júlio Delmanto, autor de livro sobre a história social do LSD no Brasil, entre outros convidados.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.