Descrição de chapéu Folha, 100

Parceria entre Folha e Conspiração convida leitores para escrever série

Ilustríssima e produtora vão selecionar textos de coluna sobre o acaso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paulo Veras
São Paulo

No filme "De Caso com o Acaso", de 1998, Gwyneth Paltrow vive duas vidas ao mesmo tempo. Em uma delas, ela consegue pegar o metrô na hora, conhece um novo interesse amoroso em um vagão, chega em casa cedo e descobre que está sendo traída pelo atual namorado.

Em outra realidade, ela se atrasa e perde o trem, acaba sendo assaltada, vai parar no hospital e, sem saber que está sendo enganada, começa a trabalhar como garçonete para sustentar o namorado.

Histórias assim podem acontecer com todo mundo. Você teria uma para contar?

Mulher com camisa vermelha e fundo vermelho
A diretora Mini Kerti, responsável pela adaptação dos textos da coluna Casos do Acaso em episódios de série - João Pedro Januario/Divulgação

A Folha, em parceria com a produtora Conspiração Filmes, está lançando uma nova coluna em que os leitores poderão contar suas histórias sobre fatos aleatórios que mudaram suas vidas, com o título Casos do Acaso.

Os textos selecionados serão publicados no site e na edição impressa da Ilustríssima. A Conspiração vai transformar os melhores relatos em episódios de um novo seriado de ficção.

Inédito no Brasil, o formato é similar ao da série "Modern Love", do Amazon Prime Video, cujos episódios são inspirados em histórias reais de leitores do jornal The New York Times, publicadas originalmente na coluna de mesmo nome.

A parceria é uma das novidades do centenário da Folha, comemorado nesta sexta (19), lembrando a primeira circulação da Folha da Noite, em fevereiro de 1921.

“Tenho uma amiga que pegou uma ponte aérea e sentou ao lado de um homem no avião. Hoje, eles estão casados e têm três filhos”, conta Isabel De Luca, coordenadora de conteúdo da iniciativa na Conspiração Filmes.

“Esse projeto é sobre a importância do aleatório nos nossos fracassos ou nos nossos sucessos, que é muito maior do que imaginamos.”

Para participar, o leitor deve enviar o seu relato para o email casosdoacaso@grupofolha.com.br. Os textos devem ter, no máximo, 5.000 caracteres com espaços e precisam ser inéditos, não podem ter sido publicados em site, blog ou redes sociais. As histórias têm que ser reais e o autor não deve utilizar pseudônimo ou criar fatos ou personagens fictícios.

“A ideia, que partiu da Conspiração, é uma ótima oportunidade para expandir as relações com leitores de maneira criativa e estimulante”, afirma o jornalista Marcos Augusto Gonçalves, editor da Ilustríssima.

Quando um texto for selecionado para virar um dos episódios da série, seu autor será contatado e devidamente remunerado, de acordo com as premissas estabelecidas pela produção. Para a adaptação, a Conspiração Filmes pode fazer alterações nos relatos para efeitos de dramaticidade.

"Estamos em busca de histórias diversas. Elas podem ser engraçadas, tristes, de terror", diz a diretora Mini Kerti, cocriadora da série "Sob Pressão" e responsável pela adaptação dos textos.

"Nosso espectro é bem amplo, porque cada texto vai virar um episódio avulso, um minifilme de 30 minutos. E aí tem o olhar de quem escreve, de quem viveu aquilo, que vai dar o charme e o tempero para essa história", diz. A ideia, segundo Kerti, é selecionar entre 8 e 12 textos para uma primeira temporada.

Séries em que cada episódio conta uma história independente dos demais são uma das tendências do audiovisual. Assim como “Modern Love”, exemplos famosos são "Black Mirror" e "Easy", ambas da Netflix. Além da diversidade de temas, episódios independentes também permitem a participação de atores mais famosos, que não poderiam se comprometer com produções de longa duração.

"O leitor vai ter a experiência de ver o seu texto publicado, transformado em um roteiro, e, depois, em um episódio de série", diz Kerti.

“Na vida de todo mundo acontece uma série de acasos que, às vezes, transformam o dia, o mês e até mesmo podem transformar a vida inteira”, diz ela sobre o tema dessa proposta.

"Estamos superanimados para começarmos a ler esses textos e ver essa série, porque ela começa a ser produzida junto com o leitor", afirma Isabel De Luca.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.