Álvaro Machado Dias estreia coluna na Folha

Professor da Unifesp discutirá temas relacionados ao futuro e insights sobre comportamento humano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Álvaro Machado Dias, doutor em neurociências e comportamento pela USP e professor adjunto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), estreia neste domingo (14) uma coluna na Folha. Os artigos serão publicados a cada duas semanas no site do jornal.

"Minha prerrogativa principal é que existe uma linha conectando temas das neurociências, evolução tecnológica e sociedade, a qual precisa ser mais bem aproveitada e adequadamente compartilhada", afirma.

Álvaro Machado Dias, novo colunista da Folha - Divulgação

Sócio do Instituto Locomotiva e da WeMind, escritório de inovação especializado em soluções corporativas, Dias pretende abordar em seus textos "temas ligados ao futuro, tanto do ponto de vista tecnológico quanto cognitivo", além de trazer "insights sobre comportamento humano, a partir de resultados experimentais originais, muitos dos quais publicados com exclusividade na Folha".

Dias desenvolve pesquisas sobre neurociências computacionais, tomada de decisões e futuro do trabalho e das relações sociais. Para ele, a ciência cognitiva vem superando antigas divisões que separavam funcionamento do cérebro, inteligência artificial e comportamento humano.

"A política certamente perpassa cada uma dessas discussões. Por outro lado, creio que estejamos mais bem equipados para esse debate que para aquele que foca diretamente a lógica profunda das inovações recentes (deep learning, algoritmos de fala, blockchain, computação quântica etc.) e a maneira como afetam —e afetarão— nosso entendimento da realidade e o comportamento", diz.

"Por isso, não irei priorizar o debate político nos artigos, ainda que discuta temas como moralidade, formação de crenças e algoritmização do comportamento."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.