Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
27/06/2010 - 08h00

Leia mais sobre a poeta Ana Martins Marques

Publicidade

DE SÃO PAULO

A autora mineira de 32 anos, natural de Belo Horizonte, acaba de publicar dois poemas inéditos na seção "Imaginação" desta edição da Ilustríssima (27/06). Abaixo, Ana Martins Marques conta um pouco mais sobre sua formação e seu cotidiano de criação:

"Escrevo desde criança, mas demorei a decidir publicar. Em 2007, ganhei o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, na categoria "Poesia - autor estreante"; e em 2008, recebi novamente o mesmo prêmio, na categoria "Poesia". Foram essas premiações, em grande parte, que me levaram a pensar numa publicação. Em 2009, publiquei A vida submarina (Editora Scriptum), que reúne os poemas premiados nesses concursos.

Fiz toda a minha formação na UFMG: graduei-me em Letras, fiz mestrado em Literatura Brasileira e, atualmente, curso o doutorado em Literatura Comparada. Trabalho como redatora e revisora de textos.

Não tenho muita rotina para escrever. Acho que a poesia é uma forma de atenção, um modo de olhar as coisas. Sempre levo um caderno e lápis na bolsa e vou anotando o que aparece: pode ser uma imagem, uma palavra, uma citação; com alguma sorte, um poema inteiro. O resto é trabalho de reescrita. Acho que a leitura e a escrita possibilitam uma relação diferente com a linguagem e também com o tempo, uma relação não pragmática, e abrem assim um espaço de liberdade que eu considero essencial.

Achei muito boa a iniciativa do Ilustríssima de publicar textos de ficção e poesia inéditos, e a combinação dos textos com um trabalho gráfico, plástico, que não se reduz à ilustração. Estou curiosa para ver como os meus poemas vão se transformar nesse espaço."

Leia aqui alguns poemas de seu primeiro livro, "A Vida Submarina" (Scriptum).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página