Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
21/08/2011 - 08h08

Caixa de DVDs marca 50 anos de profissionalização do Teatro Oficina

Publicidade

DE SÃO PAULO

A trupe de José Celso Martinez Corrêa comemora 50 anos de sua profissionalização com um box de DVDs que reúne quatro montagens recentes: "Os Bandidos", "Taniko - O Rito do Mar", "Cypriano e Chan-ta-lan" e "Vento Forte para um Papagaio Subir".

"Os Bandidos" atualiza o original do século 17, assinado pelo alemão Schiller. A altercação entre dois irmãos pela admiração do pai é aqui transplantada para o âmbito da grande corporação midiática controlada pelo patriarca. A rixa transcorre em formato de telenovela, como se se tratasse da grande atração do canal de TV mantido pela empresa.

"Taniko", peça-chave dos primórdios do teatro nô, acompanha a viagem iniciática do aprendiz Cogata, em busca de um remédio para sua mãe. A certa altura, ele é tomado por um cansaço extremo e, como reza a cartilha, deve ser sacrificado. O Oficina costura o enredo original com referências à imigração japonesa ao Brasil, um século atrás, e à bossa nova, cuja vocação contemplativa é irmanada à do budismo.

Veja galeria de imagens dos quatro espetáculos

"Cypriano e Chan-ta-lan" é um texto do irmão de José Celso, Luis Antônio Martinez Corrêa (1950-1987), em parceria com Analu Prestes. Em tom pueril, de teatro de revista, um jovem atravessa tempos e cenários dos mais diversos em busca de um amor perdido. Um Orfeu psicodélico, poder-se-ia dizer.

Por fim, "Vento Forte para um Papagaio Subir" plasma da Araraquara natal de José Celso a infância de jogos e desvarios logo atravessados pelo cabresto da repressão e do conservadorismo interioranos. É um texto singelo, que permite ao Oficina exibir uma faceta um pouco mais intimista e "pé no chão", salutar ponto de fuga do conhecido rito dionisíaco.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página