Saltar para o conteúdo principal
 
21/11/2011 - 17h00

Escrito por Frank Miller, clássico de Batman ganha nova versão

da Livraria da Folha

"Batman: Ano Um" é uma obra referencial para qualquer admirador do Homem-Morcego. A história escrita por Frank Miller na década de 1980 é conhecida por ter reinventado o universo do detetive, utilizando os traços mais sombrios da personalidade do herói. A clássica aventura ganhou uma versão em animação que não deve nada ao original.

Divulgação
Em 1986, Miller e Mazzucchelli reinterpretaram a origem de Batman
Em 1986, Miller e Mazzucchelli reinterpretaram a origem de Batman

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Monte sua estante com histórias do Batman
Visite a página dedicada ao mundo dos quadrinhos
Confira os games do Homem-Morcego

Assim como no gibi, que ganhou recentemente no Brasil uma edição de luxo pela Panini Comics, a história começa com o retorno do milionário Bruce Wayne à Gotham City, após 12 anos preparando-se para combater o crime. Paralelamente, vindo de Chicago, chega à cidade o jovem tenente Jim Gordon.

Apesar de levar no título o nome do herói encapuzado, a narrativa se divide ao mostrar tanto os dilemas do jovem policial diante de um sistema corrupto, quanto as primeiras investidas de Wayne como vigilante antes de assumir o manto do morcego.

O grande drama do mascarado aqui é encontrar o elemento que falta para aterrorizar os criminosos que dominam o submundo de Gotham. Em certos momentos, a trama chega a privilegiar as ações de Gordon, já que alguns dos feitos do Homem-Morcego são apenas mencionados na narrativa.

A versão animada repete as mesmas imagens dos quadrinhos, mas destaca-se pela agilidade das cenas. Destaque para a luta entre Bruce Wayne disfarçado e a prostituta Selina Kyle --mulher que posteriormente se torna a Mulher-Gato. O promotor Harvey Dent --o futuro vilão Duas Caras-- também aparece como um aliado de Batman.

EXTRA

Além da animação principal, a versão traz um curta-metragem protagonizado pela Mulher-Gato. Com uma roupagem inspirada nos quadrinhos mais recentes a pequena história começa com a personagem salvando a vida de uma gata perseguida por dois bandidos.

A partir daí, Selina começa a investigar um esquema de tráfico de diamantes, que no final serve de fachada para um crime ainda maior. Envolvente, a história vale pelas cenas de ação e luta e, claro, pelo dote sexy da personagem.

 
Voltar ao topo da página