Saltar para o conteúdo principal
 
23/11/2011 - 19h00

Sandoval conta como o PanAmericano superou a crise de 2008

da Livraria da Folha

Na autobiografia "Aprendi Fazendo", Luiz Sebastião Sandoval, ex-presidente do Grupo Silvio Santos, conta a sua trajetória de quase três décadas trabalhando ao lado de Silvio Santos. Entre os relatos, Sandoval explica como o PanAmericano superou a crise econômica de 2008.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Veja lista de livros para se destacar no Folhainvest
Visite a estante dedicada aos negócios

Publicado pela Geração Editorial, o livro traz apresentação de José Luiz Tejon Megido, professor de pós-graduação da FGV (Fundação Getulio Vargas). Leia um trecho do exemplar.

*

A NEGOCIAÇÃO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Divulgação
Luiz Sebastião Sandoval conta sua trajetória no Grupo Silvio Santos
Luiz Sebastião Sandoval conta a trajetória no Grupo Silvio Santos

A crise financeira mundial, que eclodiu em setembro de 2008, com a quebra do Lehman Brothers, provocou a fuga de investidores de bancos de pequeno e médio porte, com a conseqüente crise de liquidez desses bancos.

O PanAmericano, tal como os demais bancos do gênero, viu-se diante de uma situação de grave liquidez, que foi superada em março de 2009, com as mesmas medidas tomadas pelo governo federal e implementadas com competência pelo banco Central do Brasil.

Durante a crise, o presidente Lula editou a medida provisória 443 datada de outubro de 2008, posteriormente convertida em lei.

Tal medida autorizava o Banco do Brasil e a caixa Econômica Federal a adquirir participações em bancos privados, de pequeno e médio porte.

Animado com a operação de compra de ações do Banco Votorantim pelo Banco do Brasil, o conselho de direção do grupo, com a aprovação do acionista majoritário, autorizou a holding a iniciar entendimentos com a Caixa Econômica federal objetivando a venda de 37% de suas ações.

O grupo manteria o controle do PanAmericano, até porque a CEF não poderia, como estatal que é, se tornar controladora de outra instituição financeira.

*

"Aprendi Fazendo"
Autor: Luiz Sebastião Sandoval
Editora: Geração Editorial
Páginas: 224
Quanto: R$ 23,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página