Sandoval conta como o PanAmericano superou a crise de 2008
da Livraria da Folha
Na autobiografia "Aprendi Fazendo", Luiz Sebastião Sandoval, ex-presidente do Grupo Silvio Santos, conta a sua trajetória de quase três décadas trabalhando ao lado de Silvio Santos. Entre os relatos, Sandoval explica como o PanAmericano superou a crise econômica de 2008.
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Veja lista de livros para se destacar no Folhainvest
Visite a estante dedicada aos negócios
Publicado pela Geração Editorial, o livro traz apresentação de José Luiz Tejon Megido, professor de pós-graduação da FGV (Fundação Getulio Vargas). Leia um trecho do exemplar.
*
A NEGOCIAÇÃO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Divulgação |
![]() |
Luiz Sebastião Sandoval conta a trajetória no Grupo Silvio Santos |
A crise financeira mundial, que eclodiu em setembro de 2008, com a quebra do Lehman Brothers, provocou a fuga de investidores de bancos de pequeno e médio porte, com a conseqüente crise de liquidez desses bancos.
O PanAmericano, tal como os demais bancos do gênero, viu-se diante de uma situação de grave liquidez, que foi superada em março de 2009, com as mesmas medidas tomadas pelo governo federal e implementadas com competência pelo banco Central do Brasil.
Durante a crise, o presidente Lula editou a medida provisória 443 datada de outubro de 2008, posteriormente convertida em lei.
Tal medida autorizava o Banco do Brasil e a caixa Econômica Federal a adquirir participações em bancos privados, de pequeno e médio porte.
Animado com a operação de compra de ações do Banco Votorantim pelo Banco do Brasil, o conselho de direção do grupo, com a aprovação do acionista majoritário, autorizou a holding a iniciar entendimentos com a Caixa Econômica federal objetivando a venda de 37% de suas ações.
O grupo manteria o controle do PanAmericano, até porque a CEF não poderia, como estatal que é, se tornar controladora de outra instituição financeira.
*
"Aprendi Fazendo"
Autor: Luiz Sebastião Sandoval
Editora: Geração Editorial
Páginas: 224
Quanto: R$ 23,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.
Leia mais
- Jornalista destrói mito sobre o mercado financeiro
- Produtos gratuitos custam caro, diz "O Valor de Nada"
- Colunista da revista "Pais e Filhos" dá dicas para administrar a mesada
- "100 Maneiras de Criar Riqueza" oferece dicas para ganhar dinheiro; leia trecho
- Influente economista do século 20 escondia casos homossexuais
Especial
- Leia todas as reportagens publicadas diariamente na Livraria da Folha
- Folhainvest: Saiba o que fazer diante da queda na Bolsa
- Veja o que já foi publicado sobre dinheiro na Livraria da Folha
Livraria