Saltar para o conteúdo principal
 
30/11/2011 - 12h00

"Sou cartesiano, mas com pitadas de candomblé", diz FHC

da Livraria da Folha

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso abre o livro "A Soma e o Resto: Um Olhar Sobre a Vida aos 80 Anos" (Civilização Brasileira, 2011) com uma frase definidora da impressão que faz de si mesmo como intelectual e brasileiro.

Produção intelectual de Ruth Cardoso ganha volume único
Monte sua estante com livros de FHC
Aproveite as ofertas de Natal da Livraria da Folha
Visite nossa página no Facebook

"Sou cartesiano, mas com pitadas de candomblé. Acasos, acidentes, escolhas, capacidade para assumir riscos... os pontos de inflexão na minha trajetória são um misto de tudo isso." O trecho aparece logo no início da obra e também integra um capítulo no qual o autor fala sobre as vantagens da diversidade nacional.

Reprodução
Obra registra 80 anos de memórias e projeções futuras de FHC
Obra registra 80 anos de memórias e projeções futuras de FHC
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Baseada em dez horas de entrevistas concedidas ao seu assessor Miguel Darcy e outras conversas mantidas com publicações brasileiras, a obra reúne vivências, análises e pensamentos sobre sua juventude, sua produção intelectual e o país de ontem e de hoje.

Na dimensão pessoal, o sociólogo reflete sobre temas como seus primeiros anos como estudante, o exílio durante o Regime Militar, a volta ao país, a atividade intelectual mesmo sob o decreto do AI5 e seus sonhos pessoais para o mundo.

Já na esfera política, FHC fala sobre o divórcio entre a sociedade e a política, a influência da tecnologia na organização da sociedade, a transição do mundo para uma forma multipolar e multicultural, a crise da política, a reinvenção da democracia, os novos temas globais e a situação da esquerda e da direita no Brasil e na America Latina.

Recentemente, o ex-presidente chamou atenção na mídia por sua participação em debates sobre a descriminalização da maconha. Sua opinião sobre o assunto foi registrada no documentário "Quebrando o Tabu", dirigido por Fernando Grostein Andrade. O vídeo também tem as participações de Bill Clinton, Dráuzio Varella e Paulo Coelho, entre outros.

Leia trecho do capítulo "Cartesiano com Pitadas de Candomblé".

*

Cartesiano com Pitadas de Candomblé

Tenho a convicção de que o Brasil tem uma imensa contribuição a dar na resposta a esse desafio de convivência na diversidade. Nossa maior contribuição à construção dessa nova ordem internacional vai se dar no plano soft power. Nós somos essa mistura, não somos dualistas. Portanto, não somos fundamentalistas, mas nem por isso destituídos de valores.

Costumo dizer, sou cartesiano mas com pitadas de candomblé. Se não tiver uma pitada de candomblé, não vai funcionar. Se for só candomblé, não avança. O mundo do futuro vai ter que ser um mundo de tolerância, de aceitação do outro.

Para aceitar o outro, será preciso também reconhecer os próprios limites e ter um pouco de ginga, de jogo de cintura. É fundamental ter princípio, mas não ser principista. Em certas situações, o exemplo, a persuasão e o convencimento são mais eficientes do que a força.

O Brasil tem essa vantagem, que provém do que nós somos. Temos também outras vantagens, como uma sensibilidade muito particular ao tema do meio ambiente. Não é por acaso que o tema pega aqui. Mais de 60% da cobertura do Brasil é floresta original. Temos imensas reservas de água potável. Ao mesmo tempo o país é moderno, tem uma indústria forte, é agroexportador.

A diversidade aqui está em todos os planos. Deveríamos falar mais forte no plano global, não só porque temos poder econômico. Isso, outros têm mais do que nós. Temos uma cultura de aceitação da diversidade. Maior aceitação, não ainda aceitação total. Devemos, é claro, valorizar isso sem idealizações. Temos também e sabemos que temos, preconceito, desigualdade, mas temos esse lado cultural caleidoscópico.

*

"Compramos um Zoológico"
Autor: Benjamin Mee
Editora: Editora Objetiva
Páginas: 232
Quanto: R$ 25,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página