Saltar para o conteúdo principal
 
14/12/2011 - 15h00

"O Eterno Marido", de Dostoiévski, ganha versão de bolso; leia trecho

da Livraria da Folha

No livro "O Eterno Marido", agora em versão de bolso pela L&PM Editores, o escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) fala sobre o tema da traição conjugal e dos dilemas e sentimentos que surgem desde o momento da desconfiança da infidelidade até a hora confirmação, com todo complexo desenvolvimento das emoções.

Divulgação
Marido traído é o protagonista de ficção breve de Fiódor Dostoiévski
Marido traído é o protagonista de ficção breve de Fiódor Dostoiévski

O autor explora a psicologia dos personagens como o desejo perturbador de matar o outro e o momento derradeiro do encontro entre o traidor e o traído.

Monte sua estante com obras de Dostoiévski
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Visite nossa página no Facebook

O volume, mais breve do que outras ficções portentosas do autor como "Os irmãos Karamázov" e "Crime e Castigo", foi composto em apenas três meses e publicado em 1870.

Com leitura fácil --ao contrário do imaginário brasileiro sobre o autor-- a obra é conhecida pela profundidade psicológica que Dostoiévski conseguiu conferir aos personagens.

O escritor é exaltado por especialistas justamente por ter adiantado em sua obra muitas das questões que seriam desenvolvidas pela psicanálise nos anos seguintes.

Leia trecho de "O Eterno Marido".

*

Primeiro capítulo
Vielhtcháninov

Começava o verão, e Vielhtcháninov, contra sua expectativa, achava-se retido em Petersburgo. Sua viagem ao sul da Rússia fora adiada; além disso, seu processo arrastava-se, não vendo ele seu fim. Esse processo - um pleito por motivo de uma propriedade - estava tomando mau rumo. Três meses antes, parecia muito simples, quase indiscutível e, subitamente, tudo mudara. "De resto, acontece o mesmo com todas as coisas; tudo se estraga", repetia sem cessar a si mesmo, de mau humor. Contratara um advogado hábil, caro e conhecido, não havia poupado dinheiro; contudo, por impaciência e desconfiança, ele próprio se ocupara com seu processo: pusera-se a escrever relatos que o advogado se apressava em destruir; frequentava os tribunais, mandava fazer investigações e, na realidade, retardava tudo; por fim, o advogado se queixara e fizera-o comprometer-se a partir para sua casa de campo. Mas não podia resolver-se a isso. A poeira, o calor sufocante, as noites brancas de Petersburgo, que superexcitam e enervam, de tudo isso gozava bem na cidade. Morava, lá para os lados do Bolchói Tieatr, em um apartamento que alugara havia pouco e que não lhe agradava. "Nada lhe agradava!" Sua hipocondria aumentava a cada dia, mas desde muito tempo era inclinado a ela.

Era um homem que vivera muito e largamente; com seus 38 ou 39 anos, estava longe de ser ainda jovem, e toda aquela "velhice", como dizia ele, chegara-lhe "quase que absolutamente de improviso"; ele mesmo compreendia que o que o havia tão cedo envelhecido não era a quantidade mas, por assim dizer, a qualidade dos anos, e que, se se sentia enfraquecer antes da idade, era mais depressa por dentro do que por fora. Ao vê-lo, bem se poderia dizer que era ainda um homem jovem. Era robusto, forte e louro, com uma cabeleira espessa, sem um fio branco na cabeça, e uma grande barba loura, que lhe caía quase até o meio do peito. A princípio, julgava-se que tivesse aspecto inculto e negligenciado; porém, examinando-se mais atentamente, descobria-se logo um homem muito bem-educado e afeiçoado às maneiras do melhor mundo. Conservara modos desembaraçados, altivos e até mesmo elegantes, a despeito do canhestrismo brusco que adquirira. E tinha ainda aquela afoiteza arrogante e aristocrática, de cujo grau ele mesmo não tivesse suspeita, embora seu espírito fosse não somente aberto, mas também sutil e dotado de incontestáveis qualidades de inteligência.

*

"O Eterno Marido"
Autor: Fiódor Dostoiévski
Editora: L&PM Editores
Páginas: 168
Quanto: R$ 11,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página