Saltar para o conteúdo principal
 
11/02/2013 - 10h30

Autores ensinam os segredos da cachaça

da Livraria da Folha

Reprodução
Obra aborda história social e cultural da famosa bebida brasileira
Obra aborda história social e cultural da famosa bebida brasileira

Branca ou amarelinha, adocicada ou amarga, forte ou fraca, com preço baixo ou "salgada", a diversidade da bebida popular brasileira foi tema examinado por diversos autores. A Livraria da Folha selecionou cinco livros que relatam o processo de produção e a história da aguardente.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada a bebidas e tabacaria
Sommelier indica primeiros passos para a degustação de cerveja

"Cachaça", de Jairo Martins da Silva, aborda informações da história da peculiar bebida. Jairo aborda os preconceitos enfrentados pela "branquinha" nas mesas brasileiras e no exterior até pouco tempo, além de comentar seu recente uso por profissionais da gastronomia.

Divulgação
Curiosidades e mitos sobre a influente bebida brasileira
Curiosidades e mitos sobre a influente bebida brasileira

"A Verdadeira História da Cachaça" reúne fatos e curiosidades relacionados à tradicional bebida brasileira. Escrito pelo degustador e pesquisador Messias Cavalcante, o livro detalha o processo de feitura, armazenamento e consumo desse patrimônio cultural.

Alessandra Garcia Trindade, em "Cachaça: Um Amor Brasileiro", procura expor a história e, principalmente, a produção da bebida de forma simples e abrangente. A autora visitou vários alambiques espalhados pelo país, incluindo a fazenda Havana (em Salinas, norte de Minas Gerais), onde é produzida a famosa "Anísio Santiago".

Escrito pelo folclorista e antropólogo Luís da Câmara Cascudo, "Prelúdio da Cachaça" traça uma linha do tempo para apresentar todos os dados coletados da "água que passarinho não bebe", como brinca o autor.

Também com o título "Cachaça", do químico Erwin Weimann, explora o processo de sua fabricação nos canaviais e engenhos de antigamente e a feitura de hoje em diferentes regiões do país. A obra também reúne nomes famosos da cozinha nacional, como Carla Pernambuco, Sergio Arno e Claude Troisgros, que ensinam receitas feitas com cachaça.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página