Saltar para o conteúdo principal
 
13/01/2012 - 20h00

Escritos de heroína da 2ª Guerra são traduzidos pela primeira vez; ouça

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

Pouco conhecida no Brasil, a história de Hannah Senesh (1921-1944) é ensinada nas escolas de Israel. Publicado integralmente pela vez em língua portuguesa, "Diários, Poesias, Cartas" acompanha a trajetória da mulher que se sacrificou na luta contra o nazismo. Escondidas no corpo franzino, Hannah possuía duas atribuições comuns aos heróis: coragem e determinação.

Divulgação
Edição reúne lembranças de infância, relatos da guerra e opiniões políticas
Edição reúne lembranças, relatos da guerra e opiniões políticas

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada às ciências humanas

Com o início da Segunda Guerra Mundial, a garota de classe média nascida em Budapeste juntou-se ao exercito inglês. Junto a outras 36 pessoas, recebeu treinamento como paraquedista para resgatar judeus que seriam deportados para Auschwitz. Em missão na Hungria ocupada pelos nazistas, foi presa e torturada por quatro meses antes de ser condenada à morte por fuzilamento, aos 23 anos.

Em entrevista à Livraria da Folha, Frida Milgrom, tradutora e organizadora do livro, contou que se surpreendeu ao descobrir que a obra nunca havia sido disponibilizada para o público lusófono.

A decisão de traduzir e organizar os escritos deu origem a um projeto mais abrangente. Uma edição em versão escolar foi produzida e distribuída gratuitamente a algumas escolas de São Paulo e do Rio. Segundo a tradutora, "antes de mais nada, meu interesse é que ela fosse conhecida". Ouça.

1

Como poucos títulos publicados, "Diários, Poesias, Cartas" é capaz de inquietar. Faz emergir um sentimento, ou melhor, uma vontade quase adolescente de combater as injustiças do mundo. Subestimar essa capacidade de Hannah seria um erro.

*

"Diários, Poesias, Cartas"
Autor: Hannah Senesh
Editora: Tordesilhas
Páginas: 402
Quanto: R$ 33,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página