Saltar para o conteúdo principal
 
02/12/2012 - 14h00

Cerveja tem apelo primitivo, diz autor

da Livraria da Folha

Michael Jackson, homônimo do cantor e autor premiado de diversos livros e documentários sobre cerveja, defende que existe um apelo primitivo nos fermentados, uma família "abençoada com a vida eterna".

Sommelier indica primeiros passos para a degustação de cerveja; ouça
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada à cerveja

No livro "Cerveja", parte da coleção "Guia Ilustrado Zahar", Jackson trata a bebida como um elemento da gastronomia e ensina a origem, a história e os métodos de produção, percorrendo as áreas produtoras do planeta.

Abaixo, leia a introdução do exemplar.

*

Introdução

NO MUNDO DA COMIDA E DA BEBIDA, EXISTE UMA FAMÍLIA ABENÇOADA COM A VIDA ETERNA: A DOS FERMENTADOS. HÁ UM APELO PRIMITIVO NO QUE É GERADO POR FERMENTAÇÃO - A SENSAÇÃO DE ALGO SELVAGEM.

Divulgação
Saiba tudo sobre a cerveja, uma das bebidas mais populares do mundo
Entenda os sabores de uma das bebidas mais populares do mundo

A fermentação é a ação das leveduras ao se propagar. Pode-se cultivar uma linhagem de leveduras, mas seus ancestrais vieram da selva. Elas são organismos vivos, e descem dos Céus mais suavemente que a chuva, sem que as notemos. Multiplicam-se aos milhões. São uma força vital prolífica, potente, poderosa e, ainda assim, furtiva. Seu toque etéreo inspira a massa do pão a crescer, conjura os odores sensuais do queijo, garante um gosto picante aos picles e ao vinagre e confere um atraente poder de sedução ao vinho e à cerveja.

NO ALVO

Há momentos em que um cálice de vinho ou um copo de cerveja vem à mente e nada pode substituí-lo. Não é uma questão de sede ou necessidade de álcool. Pode ser bem agradável matar a sede com cerveja, mas a água é mais eficaz. Se o álcool é necessário, a cerveja é a escolha mais fraca, posicionando-se em terceiro lugar, atrás dos vinhos e destilados. Quando alguém tem vontade de um cálice de vinho ou de uma caneca de cerveja, o cérebro gradualmente percebe o desejo como um sussurro. Aos poucos, o volume aumenta, criando uma reverberação suave por todo o sistema nervoso. De início é como uma massagem prazerosa, depois se torna obstinada. Você está nas mãos de uma autoridade superior que não admite argumentos. É um desejo, e o trem não pode sair dos trilhos. Seu destino é um encontro com a bebida.

A tradução de Edward Fitzgerald de Rubaiyat, de Omar Khayyam, estabelece um padrão de simplicidade sedutor para a fruição de comida e bebida. Eu também me deleitaria com "uma caneca de vinho, uma fatia de pão e você", mas em certas ocasiões posso preferir stout, pão de soda e santa Brigida - a padroeira da fabricação de cerveja na Irlanda, que podia transformar miraculosamente água de banho nessa bebida.

Vinho e comida sempre foram almas gêmeas. Cerveja e comida também, muito antes de virar moda. Mas o vinho aprecia a sua própria companhia, assim como a cerveja. São casamentos abertos, embora ambos façam parte do patrimônio de comida e bebida de suas regiões. As terras do vinho têm azeitonas, tomates, berinjelas e pimentões, ostentando sem pudor suas cores e tenra suculência. Os países da cerveja são mais devotados a carne e batatas, e a raízes de cores menos vívidas - mas com uma sensualidade própria.

DIVISÃO DE CLASSES

O vinho e a cerveja são companheiros de honra: as duas bebidas fermentadas mais importantes do mundo - derivadas das uvas e dos grãos, respectivamente. Embora unidas nesse sentido, muito freqüentemente são mantidas separadas por esnobismo social. Quem sabe o esnobismo explique por que, durante décadas, o vinho foi explorado e celebrado (excessivamente?), e a cerveja, ignorada (ou não valorizada como merecia?). O vinho era a bebida dos antigos impérios: Constantinopla, Atenas e Roma.

*

"Cerveja"
Autor: Michael Jackson
Editora: Zahar
Páginas: 288
Quanto: R$ 41,60 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página