Saltar para o conteúdo principal
 
03/02/2012 - 21h00

'Diplomacia presidencial' reduz poder do Itamaraty; ouça análise

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

O cientista político Octavio Amorim Neto avalia que as viagens presidenciais dos últimos anos transformaram a forma diplomática do Brasil. "A autonomia do Itamaraty foi reduzida nos últimos anos, principalmente desde a chegada de Fernando Henrique Cardoso ao poder, quando passamos a ter uma diplomacia presidencial."

Divulgação
Examina a condução e os determinantes da política externa brasileira
Octavio examina mais de meio século de política externa brasileira

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada às ciências humanas

Autor do livro "De Dutra a Lula", Octavio se ampara em dados estatísticos e em ferramentas teóricas das ciências sociais e das relações internacionais para examinar a política externa brasileira.

A pesquisa reserva espaço para debater a mudança das características dos diplomatas. De 1946 a 1964, grande parte da diplomacia brasileira era formada por políticos de partido. "O fato é que é muito mais fácil para o presidente controlar um diplomata de carreira", explicou em entrevista à Livraria da Folha. Ouça.

Ouça

Publicado pela Campus Elsevier, "De Dutra a Lula" apresenta análise de meio século de atuação diplomática brasileira. O volume interessa a cientistas políticos, internacionalistas e historiadores.

Graduado em ciências sociais e pós-graduado em ciência política, Octavio recebeu prêmios da Associação Brasileira de Ciência Política e da Associação Americana de Ciência Política.

*

"De Dutra a Lula"
Autor: Octavio Amorim Neto
Editora: Campus Elsevier
Páginas: 216
Quanto: R$ 49,50 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página