Saltar para o conteúdo principal
 
02/03/2012 - 16h00

Leia trecho de 'Que Loucura!', de Woody Allen

da Livraria da Folha
Texto baseado em informações fornecidas pela editora da obra

Divulgação
Allen mistura filosofia, psicanálise e história com uma dose da neurose
Allen mistura filosofia, psicanálise e história com uma dose da neurose

Publicado originalmente na década de 1980, "Que Loucura!", de Woody Allen, reúne textos que misturam filosofia, psicanálise e história a uma dose indefectível da neurose moderna, sua característica principal.

Professor de filosofia imagina o que Sócrates diria a Woody Allen
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Monte sua estante com obras de Woody Allen

Em "A Pele de Sócrates", o escritor coloca-se no lugar do filósofo, nos seus últimos dias de vida, antes de ser obrigado a suicidar-se. No conto intitulado "O Caso Kugelmass", um professor, graças aos poderes de um obscuro mágico, é levado para dentro de Madame Bovary, onde viverá uma história de amor longe dos olhos de sua mulher supercontroladora.

O livro foi traduzido pelo escritor Ruy Castro, autor de "O Anjo Pornográfico", "Rio Bossa Nova", "A Onda que se Ergueu no Mar" e "Carnaval no Fogo". Abaixo, leia um trecho do exemplar.

RETRIBUIÇÃO

O fato de que Connie Chasen tenha correspondido à minha inevitável atração por ela à primeira vista deve ser considerado uma coisa inédita na história do West Side de Nova York. Se quiserem uma pálida descrição da gatona, só posso dizer que, com aquele corpo, alta, loura, atriz quase profissional, inteligentíssima e com um agudo senso de humor, superado apenas pelo tesão úmido e sinuoso que cada curva do seu corpo despertava, ela era o insuperável objeto do desejo de todos os homens da festa. E as maçãs do seu rosto! Que ela tenha se interessado justamente por mim - Harold Cohen, esquálido, narigudo, 24 anos, fanho e com remotas aspirações a dramaturgo - era tão absurdo quanto minha avó ter óctuplos. É verdade que costumo dizer algumas coisas engraçadas e sou capaz de sustentar uma conversação sobre uma vasta gama de assuntos, mas não deixei de ficar surpreso quando aquele monumento fixou-se tão rápida e completamente em meus dotes insignificantes.

"Você é adorável", ela me disse, depois de uma hora de enérgicos carinhos encostados a uma estante. "Vai me telefonar um dia?"

"Telefonar? Se pudesse, iria para casa com você agora!"

"Hmmm, que bom", ela sorriu, tipo coquete. "Sabe que achei que você não estava me dando a mínima?"

Fiz um ar de quem achava aquilo muito natural, enquanto meu sangue era bombeado através das veias até que alguns hectolitros se concentraram no meu rosto. Como era de se esperar, corei - um velho hábito.

"Você é fantástica!", eu disse, fazendo-a enrubescer de modo ainda mais incandescente. Na realidade, ainda não me sentia pronto para ser aceito assim tão imediatamente. Minha agressiva investida sobre ela era só uma tentativa a fim de preparar o terreno para o futuro - para que, quando eu efetivamente mencionasse a palavra cama, digamos, alguns dias depois, a coisa não soasse surpreendente nem violasse nenhuma das leis de Platão. O fato é que, apesar de minhas cautelas, sentimentos de culpa e grilos, aconteceu naquela noite mesmo. Connie Chasen e eu tínhamos nos entregado um ao outro de tal jeito que todos os bodes se dissiparam e, uma hora depois, executávamos um soberbo balé sob lençóis, seguindo apenas a coreografia da paixão.

Para mim, foi sexualmente a noite mais erótica e satisfatória que eu já experimentara e, enquanto ela repousava nos meus braços, plena e relaxada, eu me perguntava o que o Destino me reservava em troca de tanto prazer. Ficaria cego? Paraplégico? Que hercúleas tarefas seriam atribuídas a Harold Cohen para que o cosmo pudesse continuar vivendo em harmonia? Que pelo menos demorasse um pouco...

*

"Que Loucura!"
Autor: Woody Allen
Editora: L&PM Editores
Páginas: 176
Quanto: R$ 11,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página