Saltar para o conteúdo principal
 
14/03/2012 - 20h00

'Por que os Líderes Mentem' explica a difusão do medo

da Livraria da Folha

"Por que os Líderes Mentem", escrito por John J. Mearsheimer, examina sistematicamente, usando história, relações internacionais e ciência política, de que maneira a reinterpretação da verdade, ou mesmo invenções infundadas, são usadas por governos de todo o mundo.

Reprodução
Mearsheimer conta a verdade sobre as mentiras na política internacional
Mearsheimer conta a verdade sobre as mentiras na política internacional

Em votações da ONU, Brasil se distancia dos EUA; ouça
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Leia trecho de "Introdução às Relações Internacionais"

Para comprovar sua tese, o autor se vale de diversos eventos históricos nos quais a difusão do medo foi empregada para convencer a população que uma ameaça externa existia e era necessário o seu combate. Poucos divergem do inimigo apresentado, mas, anos depois, é possível analisar o alarmismo criado e sua intenção.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a morte de Hitler, o secretário de Estado norte-americano Dean Acheson via a União Soviética como a representação do novo perigo. Conseguir o apoio popular era fundamental. Para isso, necessitava de uma espécie de "campanha de conscientização".

Em circunstâncias desse tipo, "o objetivo não é iludir apenas o cidadão médio nas ruas, mas também alcançar as elites educadas, incluindo especialistas independentes que poderiam estar inclinados a minimizar, de uma maneira um tanto perigosa, a relevante ameaça", explica no livro.

Segundo Mearsheimer, "líderes engajados na difusão do medo podem operar para criar na mente da população uma ameaça quase inexistente, ou, mais provavelmente, eles exagerarão ou alardearão uma ameaça reconhecida que não esteja causando alarde fora dos círculos governamentais."

Os avanços da tecnologia e a internet possibilitaram maior acesso a informação sobre os governantes, inclusive a possibilidade de, em tempo real, saber o que pensam as outras nações sobre as ações de estadistas nacionais. Ainda assim, líderes continuam mentindo e se valendo dos mesmos métodos que poderiam desmascará-los para fortalecer suas ideias.

John J. Mearsheimer é professor de ciência política e codiretor do programa em política de segurança internacional na Universidade de Chicago. Publicado pela editora Zahar e traduzido por Alexandre Werneck, a edição brasileira traz apresentação do jornalista Merval Pereira.

*

"Por que os Líderes Mentem"
Autor: John J. Mearsheimer
Editora: Zahar
Páginas: 180
Quanto: R$ 33,00 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página