Saltar para o conteúdo principal
 
07/05/2012 - 11h30

'Amigo terapeuta' pode esconder relação nociva, diz livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Orientações que ajudarão você a melhorar as suas relações com os amigos
Orientações que ajudarão você a melhorar as suas amizades

Se você tem um amigo que analisa e faz sugestões como um psicólogo a cada assunto que você aborda, cuidado. Segundo a socióloga Jan Yager, autora de "Bons Amigos, Maus Amigos", isso pode indicar uma amizade nociva.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada aos relacionamentos

"O 'terapeuta' não tem formação em psicologia, em trabalho social nem em acompanhamento psiquiátrico. Assim, na maior parte das vezes, o que ele diz vale tanto quanto o que qualquer pessoa diz", explica.

Dentre os 21 tipos de relações que devem ser evitadas, o "amigo terapeuta" pode ter boas intenções, contudo, no fim, o excesso de conselhos pode criar situações desconfortáveis.

Yager defende que a melhor maneira de acabar com o problema é a sinceridade. "Diga apenas: 'Agradeço seu comentário, mas prefiro interpretar ou trabalhar nisso do meu jeito'".

O livro ensina como identificar relacionamentos nocivos, normalmente confusos e superficiais. A edição traz também uma série de testes e depoimentos reais que servem como exemplo para os tópicos relacionados.

Além do "terapeuta", o quebrador de promessas, o colecionador, o traidor, o aventureiro, o egocêntrico, o mentiroso, o indiscreto, o concorrente, o convencido, o rival, o apontador de erros, o depressivo, o rejeitador, o abusador, o isolado, o sanguessuga, o intrometido, o imitador, o controlador e o protetor são os classificados como negativos e destrutivos.

*

"Bons Amigos, Maus Amigos"
Autor: Jan Yager
Editora: Gente
Páginas: 264
Quanto: R$ 9,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página