Saltar para o conteúdo principal
 
18/06/2012 - 21h00

RH quer ignorar poder de pessoas atraentes, diz 'Capital Erótico'

da Livraria da Folha

Em "Capital Erótico", Catherine Hakim dá continuidade à pesquisa do sociólogo francês Pierre Bordieu (1930-2002). No início da década de 1980, Bordieu defendeu que três atributos eram fundamentais para se destacar na profissão e na sociedade. Eram os capitais: econômico, social e cultural. Hakim propõe um novo atributo, termo que dá título ao livro.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Best-seller erótico chega ao Brasil

O que a cientista social denomina de capital erótico é um conceito socioeconômico e uma ferramenta que não pode ser ignorada. Para ela, está comprovado que o encanto pessoal abre portas no mercado de trabalho. Em nossa sociedade, ser fisicamente atraente é uma maneira de progredir na profissão, uma realidade que os recursos humanos gostariam de ignorar.

Divulgação
Pessoas atraentes são mais bem sucedidas, garante cientista social
Pessoas atraentes são mais bem sucedidas, garante cientista social

"Cunhei o termo 'capital erótico' para aludir a uma obscura, embora crucial, combinação de beleza, sex appeal, capacidade de apresentação pessoal e habilidades sociais --uma reunião de atrativos físicos e sociais que torna homens e mulheres companhias agradáveis e bons colegas, atraentes para todos os membros de sua sociedade e, especialmente, para o sexo oposto", explica.

Como o networking, Hakim afirma que hoje é tão importante quem conhecemos quanto o que conhecemos. Talvez mais.

Segundo a autora, a meritocracia cria uma nuvem de fumaça sobre a relevância de aspectos, digamos, mais carnais das relações sociais. "O capital erótico parece uma ideia tão óbvia, que temos de nos perguntar por que nunca foi identificado antes."

A pesquisadora britânica Catherine Hakim é cientista social especializada em sociologia no mercado de trabalho, força feminina e posição da mulher na sociedade.

*

"Capital Erótico"
Autor: Catherine Hakim
Editora: Best Business
Páginas: 336
Quanto: R$ 37,40 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página