Saltar para o conteúdo principal
 
20/09/2012 - 13h30

Leia trecho de 'Só as Mulheres e as Baratas Sobreviverão'

da Livraria da Folha

Em "Só as Mulheres e as Baratas Sobreviverão", Claudia Tajes usa um episódio corriqueiro --o encontro de uma balzaquiana com uma barata-- para desenvolver uma novela sobre a batalha final entre esses dois inimigos históricos.

Tajes também é autora de "Dez (Quase) Amores", As Pernas de Úrsula & Outras Possibilidades", "Dores, Amores & Assemelhados", A Vida Sexual da Mulher Feia" e "Louca por Homem" adaptado para a série "Mulher de Fases" do canal HBO.

Abaixo, leia um trecho de "Só as Mulheres e as Baratas Sobreviverão".

*

UM

Reprodução
Investiga o que aconteceria na batalha final entre mulheres e as baratas
O que aconteceria na batalha final entre mulheres e baratas

Eu tenho um vestido preto que já vai sozinho para as festas e jantares para os quais me convidam. Um vestido preto que pode parecer comum para um leigo, mas que me custou uma fortuna devido à excelência de seu tecido e corte e acabamento, ou, pelo menos, foi assim que o vendedor veado me justificou o preço na loja. E eu acreditei. No fim das contas, acho que era verdade. Nunca tive um vestido preto que me caísse tão bem. Dependendo das oscilações do meu peso, algumas eventuais gorduras escapam pelas cavas, e o crepe salienta não as curvas, mas a minha barriga. No geral, porém, faço uma boa figura com ele.

Uso o vestido preto em todas as ocasiões sociais da minha agenda, até porque gastei tanto nele que não me sobrou dinheiro para muitas variações. Foi comprado no sistema rotativo, juro em cima de juro, e é uma das razões de eu nunca conseguir quitar a fatura do cartão de crédito.

Eu tenho também uma faxineira que nunca guarda as coisas no mesmo lugar, e isso inclui o meu vestido preto. De que me adianta, então, ter investido meses de salário em uma roupa que eu nunca encontro quando mais preciso?

Nessa noite, o vestido preto não está no seu cabide original, aquele que traz a marca da loja fina em dourado, nem atrás da porta do meu banheiro, nem na pilha de roupas por passar, nem na poltrona do meu quarto. Depois de procurar sem sucesso pelos lugares mais impossíveis, lembro de olhar na parte de cima do meu closet, onde ficam as roupas de cama, e lá está ele, dobrado como se fosse um cobertor, entre um edredom manchado e os lençóis com o elástico já largo na barra. Subo na escada portátil de três degraus para conseguir alcançá-lo e, quando já vou botando a mão nele, eu vejo.

Tem uma barata em cima do meu vestido.

*

"Só as Mulheres e as Baratas Sobreviverão"
Autor: Cláudia Tajes
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 144
Quanto: R$ 15,30 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página