Saltar para o conteúdo principal
 
05/10/2012 - 15h25

'O Que Deu Errado?' examina a bancarrota socialista

da Livraria da Folha

A queda do Muro de Berlim, em 1989, e o fim da União Soviética dois anos mais tarde, significou uma derrota para os que apostavam em uma formação social diferente. O economista Robério Paulino investiga quais foram os motivos da derrocada dos regimes socialistas em "O Que Deu Errado?".

A burocratização, o modelo stalinista e o capitalismo de Estado e aberturas --como a perestroika, que serviram para mostrar a fragilidade econômica do regime-- são alguns dos fatores determinantes para o fracasso de acordo com o livro.

Segundo Paulino, "mesmo depois do colapso da URSS, também importantes intelectuais críticos do stalinismo seguiram apoiando governos como do regime ditatorial cubano -que se funda sobre os mesmos pilares e axiomas que criticavam no sistema soviético--, demonstrando que não pensam mais profundamente sobre as causas do colapso do 'socialismo realmente existente'".

Divulgação
No auge, comunistas controlavam mais de um terço do mundo
No auge, comunistas controlavam mais de um terço do mundo

"Defender a revolução cubana e suas inegáveis conquistas contra as agressões imperialistas não pode nos levar a concordar com a natureza ditatorial do regime de Castro, como tampouco acreditar que dirigentes como Hugo Chávez, com suas práticas autoritárias, possa nem de longe representar o socialismo do século 21", escreve no prefácio.

Em contrapartida, argumenta o autor, a crise de 1929 e a de 2008, colaboram para a visão de que o capital, sem regulamentação --"laissez-faire"--, não pode ser mantido com forma dominante em uma sociedade que pretende ser igualitária.

Quando o mercado vai bem, uma intervenção estatal na economia não é bem vista.
Porém, em quando uma crise econômica se aproxima, o Estado injeta dinheiro nos negócios privados para preservar a economia.

Em mais de 400 páginas, "O Que Deu Errado?" apresenta o texto fundamentado na tese de doutorado de Paulino, estudo que foi apresentado no departamento de história da Universidade de São Paulo (USP).

*

"O Que Deu Errado?"
Autor: Robério Paulino
Editora: Letras do Brasil
Páginas: 416
Quanto: R$ 35,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página