'O Que Deu Errado?' examina a bancarrota socialista
da Livraria da Folha
A queda do Muro de Berlim, em 1989, e o fim da União Soviética dois anos mais tarde, significou uma derrota para os que apostavam em uma formação social diferente. O economista Robério Paulino investiga quais foram os motivos da derrocada dos regimes socialistas em "O Que Deu Errado?".
A burocratização, o modelo stalinista e o capitalismo de Estado e aberturas --como a perestroika, que serviram para mostrar a fragilidade econômica do regime-- são alguns dos fatores determinantes para o fracasso de acordo com o livro.
Segundo Paulino, "mesmo depois do colapso da URSS, também importantes intelectuais críticos do stalinismo seguiram apoiando governos como do regime ditatorial cubano -que se funda sobre os mesmos pilares e axiomas que criticavam no sistema soviético--, demonstrando que não pensam mais profundamente sobre as causas do colapso do 'socialismo realmente existente'".
Divulgação |
![]() |
No auge, comunistas controlavam mais de um terço do mundo |
"Defender a revolução cubana e suas inegáveis conquistas contra as agressões imperialistas não pode nos levar a concordar com a natureza ditatorial do regime de Castro, como tampouco acreditar que dirigentes como Hugo Chávez, com suas práticas autoritárias, possa nem de longe representar o socialismo do século 21", escreve no prefácio.
Em contrapartida, argumenta o autor, a crise de 1929 e a de 2008, colaboram para a visão de que o capital, sem regulamentação --"laissez-faire"--, não pode ser mantido com forma dominante em uma sociedade que pretende ser igualitária.
Quando o mercado vai bem, uma intervenção estatal na economia não é bem vista.
Porém, em quando uma crise econômica se aproxima, o Estado injeta dinheiro nos negócios privados para preservar a economia.
Em mais de 400 páginas, "O Que Deu Errado?" apresenta o texto fundamentado na tese de doutorado de Paulino, estudo que foi apresentado no departamento de história da Universidade de São Paulo (USP).
*
"O Que Deu Errado?"
Autor: Robério Paulino
Editora: Letras do Brasil
Páginas: 416
Quanto: R$ 35,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.
Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.
Leia mais
- Historiador narra trajetória do comunismo em 'A Bandeira Vermelha'
- Livro combate imagem caricatural de Marx
- Cubano questiona a veracidade da imagem de Fidel Castro
- Chávez forjou ligações com heróis venezuelanos, diz Krauze
- Fidel ganhou presente de Batista e passou lua de mel nos EUA
Especial
- Leia todas as reportagens publicadas diariamente na Livraria da Folha
- Veja o que já foi publicado sobre América Latina na Livraria da Folha
Livraria