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07/10/2012 - 19h00

Pesquisas de opinião estão entre as maiores falácias da matemática, diz autor

da Livraria da Folha

Em uma eleição, a pesquisa de opinião é uma arma capaz de mudar o panorama eleitoral, usada para promover ou derrubar candidatos. Segundo Charles Seife, mestre em matemática pela Universidade de Yale e professor de jornalismo na Universidade de Nova York, "é uma fábrica nonsense de tom autoritário, uma máquina de produzir falácias matemáticas".

Do resultado dessas pesquisas, criou-se o termo "voto útil" --ou seja, votar em quem tem chance de se eleger. A ideia faz com que um candidato, mesmo que apresente competência, não assuma cargo público por estar "previamente" derrotado.

"A pesquisa de opinião é uma invenção jornalística", escreve Seife em "Os Números (Não) Mentem". "Elas são um instrumento indispensável para os jornalistas; é difícil ler um jornal, ouvir um noticiário no rádio ou navegar pela internet sem topar com uma pesquisa de opinião --em geral, uma pesquisa ridícula".

Divulgação
Charles Seife explica como a matemática pode ser usada para enganar você

O número pequeno de pessoas, escolhidas para opinar sobre algum assunto, não garante uma verdade incondicional. Quando o percentual apresentado não condiz com o resultado final, a margem de erro é a culpada.

"[A margem de erro] Trata-se, possivelmente, do conceito matemático mais incompreendido e abusado em que a imprensa já colocou as mãos", afirma.

De acordo com o autor, se você quer enganar alguém, use um número. Algarismos possuem uma força mágica no imaginário popular, uma ferramenta eficaz de manipulação.

Para escrever o livro, Seife analisou diversas informações divulgadas pela imprensa mundial. A proposta é desenvolver o ceticismo no leitor. Leia um trecho.

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"Os Números (Não) Mentem"
Autor: Charles Seife
Editora: Zahar
Páginas: 264
Quanto: R$ 38,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
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