Saltar para o conteúdo principal
 
10/12/2012 - 11h00

Economista elenca sete mitos sobre privatizações

da Livraria da Folha

Em "Privatize Já", o economista Rodrigo Constantino defende que a privatização traz benefícios para um país. No livro, ele enumera sete pontos que considera mitos sobre o tema.

Ex-presidente do Banco Central escreve 'As Leis Secretas da Economia'
'Educação de Futuros Milionários' descarta necessidade de curso superior
'Falsa Economia' destrói nove mitos do mercado

"Privatizar é entregar o patrimônio público", "Quem defende a privatização acredita na boa vontade dos empresários", "estatais ajudam pobres", "setores estratégicos devem ser controlados pelo governo", "privatização provoca demissões e salários menores", "empresários só pensam em lucro no curto prazo" e "nossas estatais foram vendidas a 'preço de banana'", são os tópicos abordados por Constantino.

Divulgação
No livro, Rodrigo Constantino procura desmistificar o termo privatização
No livro, Constantino procura desmistificar o termo privatização

Ciente da polêmica que envolve o tema, o autor procura expor as vantagens de as empresas privadas tomarem o lugar de grandes estatais quando o processo é feito de maneira responsável.

Na edição, Constantino aposta que está correto em suas afirmações. Se for comprovado que ele está errado, deixa a seguinte promessa: "o leitor poderá cobrar de mim uma reparação pública, reconhecendo os erros das premissas abordadas neste livro".

O economista busca sistematicamente desmistificar o termo que virou palavrão e heresia para alguns. Para isso, entre outros exemplos, usa o caso das empresas brasileiras de telefonia.

Segundo o autor, após essas privatizações, o consumidor pode decidir quantas linhas ter --sem passar por filas, burocracias e sorteios-- e brigar por taxas mais baixas ou serviços diferenciados, como os pré-pagos.

Fundamentado pelo princípio do livre comércio, Constantino afirma que a concorrência costuma garantir bons serviços e gerar crescimento econômico.

*

"Privatize Já"
Autor: Rodrigo Constantino
Editora: LeYa
Páginas: 400
Quanto: R$ 31,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página