Saltar para o conteúdo principal
 
13/12/2012 - 19h30

Conheça a arte de Wassily Kandinsky, pioneiro do abstracionismo

da Livraria da Folha

Reprodução
Obra do pintor Wassily Kandinsky, pioneiro da arte abstrata e professor da Bauhaus
Obra do pintor Wassily Kandinsky, pioneiro da arte abstrata e professor da Bauhaus

No dia 13 de dezembro de 1944, aos 78 anos, morria Wassily Kandinsky, pintor que inaugurou o abstracionismo --uma das maiores revoluções da história da arte. O artista nasceu em Moscou, na Rússia, mas naturalizou-se francês.

Exemplar reúne os mil quadros mais famosos do mundo
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O primeiro contato com a arte abstrata foi ainda na Rússia czarista, quando foi a uma exposição de pintores impressionistas franceses. Um pintura impressionista de Monet deixou Kandinsky deslumbrado. Segundo ele mesmo contaria mais tarde, foi ali que percebeu pela primeira vez que a obra de arte não precisava se resumir a imitar a natureza. Assim nascia a semente da arte abstrata, forma de expressão que teria no pintor um pioneiro e um dos mais ardorosos teóricos.

Divulgação
Livro traz cerca de cem ilustrações comentadas sobre as obras de Kandinsky
Exemplar reúne cerca de cem ilustrações das obras de Kandinsky

Depois de deixar seu país natal após a Revolução Russa, Kandinsky residiu na Alemanha, onde assumiu o cargo de professor da Bauhaus, famosa e inovadora escola de arquitetura e artes aplicadas.

Em "Wassily Kandinsky" o autor Hajo Düchting - que tem entre seus títulos publicados "Paul Cézanne", "Robert e Sonia Delaunay" e "Georges Seurat" - mergulha na vida e na obra do artista, trazendo ao leitor um panorama cronológico detalhado. O livro ainda traz cerca de 100 ilustrações comentadas sobre as obras de Kandinsky.

Parte da obra teórica do pintor está em "Curso da Bauhaus". O exemplar traz o texto de suas aulas ministradas na famosa escola Bauhaus, onde ensinou de 1922 a 1933 e corresponde a um momento capital da sua teoria. É o seu coroamento: aí se recordam os elementos fundamentais da pintura, cor e forma, mas também e sobretudo a teoria e a síntese das artes e suas aplicações, bem como o seu controle experimental.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página