Saltar para o conteúdo principal
 
15/02/2013 - 20h09

Leia trecho de 'A Sabedoria dos Jesuítas para (Quase) Tudo'

da Livraria da Folha

Em "A Sabedoria dos Jesuítas para (Quase) Tudo", o padre jesuíta James Martin indica como usar os ensinamentos da Companhia de Jesus no dia a dia. Fazer escolhas, ser um bom companheiro e pensar sobre o sofrimento são alguns dos ensinamentos de santo Inácio de Loyola que o autor apresenta ao leitor, mesmo para o não cristão.

Editor de cultura da revista "America" e escritor, Martin formou-se em administração pela Wharton School of Business e trabalhou na General Electrics antes de se dedicar à vida religiosa. Abaixo, leia um trecho de "A Sabedoria dos Jesuítas para (Quase) Tudo".

*

Capítulo 1

UM MODO DE CONDUTA
O que é a espiritualidade inaciana?

Quem é Santo Inácio de Loyola e o que ele tem a nos dizer hoje?

Divulgação
Autor apresenta a sabedoria dos jesuítas direcionada para a vida cotidiana
Autor apresenta a sabedoria dos jesuítas para a vida cotidiana

Santo Inácio de Loyola foi um soldado que se tornou místico e fundou, no século XVI, uma ordem católica chamada Companhia de Jesus, cujos integrantes eram conhecidos como jesuítas. Sua visão não ortodoxa do cristianismo tem ajudado milhões de pessoas a descobrirem a paz, a alegria e a liberdade e a terem experiências com Deus na vida cotidiana. O caminho de Inácio, ou seu "modo de conduta", para usar uma de suas expressões preferidas, permitiu que muitas pessoas encontrassem mais satisfação em suas vidas em um período de mais de 450 anos.

O caminho de Inácio nos leva ao encontro da liberdade: a liberdade de nos tornarmos a pessoa que somos destinados a ser. Ele nos ensina a amar e a aceitar o amor. E nos torna capazes de tomar boas decisões, desfrutar da beleza da criação e participar do mistério do amor de Deus. O caminho de Inácio é fundamentado em seus próprios escritos, assim como nas tradições, nas práticas e nos conhecimentos espirituais transmitidos pelos padres e irmãos jesuítas de geração a geração.

Embora essas tradições, práticas e conhecimentos espirituais tenham orientado os membros da Ordem dos Jesuítas desde a sua fundação, em 1540, Inácio sempre desejou que seus métodos se tornassem acessíveis a todos e não ficassem restritos apenas à comunidade jesuíta. Desde os primórdios da ordem, Inácio incentivou os jesuítas a transmitir esses ensinamentos a outros padres, a irmãs e irmãos do ministério, e também aos leigos. A "espiritualidade inaciana" deve alcançar o maior número possível de fiéis em busca da verdade.

Talvez seja pertinente fazer esta outra pergunta antes de seguir adiante: o que é "espiritualidade"?

A espiritualidade é um modo de viver em relacionamento com Deus. Na tradição cristã, todas as espiritualidades, independentemente de sua origem, têm o mesmo foco: o desejo de união mística com Deus, a ênfase no amor e na caridade e a fé em Jesus como o Filho de Deus enviado a este mundo.

No entanto, cada espiritualidade ressalta aspectos diferentes da tradição - uma enfatiza a vida contemplativa; outra, o ativismo, e daí por diante. A espiritualidade inaciana dá mais importância à alegria, à liberdade, à tomada de consciência, à dedicação à oração e ao cuidado com os pobres. Todos esses aspectos são relevantes para todas as espiritualidades cristãs, porém a diferença está na atenção dedicada a eles por cada "escola" espiritual.

Os jesuítas são práticos

Os jesuítas seguem o exemplo de Inácio no que se refere a uma espiritualidade prática. Contam uma piada em que um franciscano, um dominicano e um jesuíta estão celebrando uma missa juntos e, de repente, falta luz na igreja. O franciscano agradece a chance de poder rezar uma missa com mais simplicidade. O dominicano aproveita para fazer um sermão erudito sobre como Deus traz luz para este mundo, enquanto o jesuíta vai até o porão e troca o fusível.

*

"A Sabedoria dos Jesuítas para (Quase) Tudo"
Autor: James Martin
Editora: GMT
Páginas: 336
Quanto: R$ 24,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página