Saltar para o conteúdo principal
 
26/02/2013 - 20h30

'Bispo S/A' expõe ligação entre dinheiro e religião na Igreja Universal

da Livraria da Folha

Em "Bispo S/A: A Igreja Universal do Reino de Deus e o Exercício do Poder", Odêmio Antonio Ferrari investiga a fonte de renda e de poder do neopentecostalismo brasileiro e o crescimento vertiginoso de fiéis depois da década de 1980.

Divulgação
Obra revela os bastidores do exercício de poder da IURD
Obra revela os bastidores do exercício de poder da IURD

Edir Macedo se diz vítima de conspiração em autobiografia
Autor chama ateu de imbecil em livro
Leia trecho de 'Por que Não Sou Cristão', de Bertrand Russell

Focado na Igreja Universal e na trajetória do bispo Edir Macedo, o autor procura explicar a função do televangelismo e dos meios usados para legitimar a mercantilização dos serviços religiosos.

Segundo Ferrari, os custos da evangelização servem para aprovar as arrecadações. "Tudo é justificado pelas necessidades operacionais da instituição e o bom sentido dado à ligação entre dinheiro e religião", diz no livro.

A movimentação financeira realizada entre 1989 e 1995 -- a aquisição da Rede Record de Rádio e Televisão, da Rede Mulher, que operava em UHF, e de equipamentos da TV Jovem Pan por US$ 30 milhões-- sinalizou o potencial da Igreja Universal.

"Com uma refinada assessoria jurídica e financeira, o bispo Macedo soube tirar proveito das incongruências da legislação que beneficia igrejas e entidades filantrópicas", conta. "Entre as acusações em âmbito civil, pesou a sonegação de impostos, evasão de divisas e usurpação da legislação brasileira em relação às instituições religiosas, protegendo todo seu lado empresarial na fachada eclesial".

Ferrari, doutor em ciências da religião, também apresenta o crescimento da IURD fora do Brasil e o emprego de advogados e administradores que, para ele, transformaram a igreja em "uma autêntica holding empresarial com perfil religioso".

*

"Bispo S/A: A Igreja Universal do Reino de Deus e o Exercício do Poder"
Autor: Odêmio Antonio Ferrari
Editora: Ave-Maria
Páginas: 264
Quanto: R$ 31,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página