Saltar para o conteúdo principal
 
20/03/2013 - 20h30

Facebook é uma ferramenta de cyberbullying, diz educador

da Livraria da Folha

O bullying, comportamento agressivo e hostil a colegas de escola, ganha nova proporção com o fenômeno chamado de cyberbullying. Com a facilidade de acesso e a ideia de impunidade que a internet oferece, agressões verbais e difamações se tornaram comuns, defende o educador Gustavo Teixeira em "Manual dos Transtornos Escolares".

"Redes do tipo Facebook, por exemplo, têm servido de ferramentas para tais atos, onde novas comunidades são criadas com o objetivo de agredir, difamar, ofender e humilhar suas vítimas", conta.

Bullying, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno bipolar de humor, deficiência intelectual, autismo infantil são alguns dos problemas abordados no livro "Manual dos Transtornos Escolares". A edição interessa a pais, professores e profissionais ligados à educação.

Abaixo, Teixeira relata um caso de cyberbullying.

Divulgação
Guia acessível e útil tanto para os profissionais da área quanto para os pais
Guia útil tanto para os profissionais da área quanto para os pais

Caso clínico

Daniela é uma estudante de 15 anos de idade que cursa o primeiro ano do ensino médio em um tradicional colégio da zona sul do Rio de Janeiro. Os pais e a adolescente chegaram ao meu consultório muito abalados emocionalmente, e havia três semanas que a estudante não ia ao colégio.

Segundo o relato dos pais, Daniela sempre foi uma menina muito tímida e com poucos amigos. Eles acreditavam que a dificuldade de socializar e de se defender das agressões permitiram que um grupo de meninas passasse a excluir e agredir diariamente a estudante.

Duas semanas antes da consulta, uma das meninas agressoras tinha publicado no site de relacionamento Facebook uma série de ofensas contra a estudante que, desde então, se recusou a retornar ao colégio.

*

Gustavo Teixeira é graduado pela South High School, mestre em educação pela Framingham State University e membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Ele também assina "Desatentos e Hiperativos" e "Manual Antibullying".

*

"Manual dos Transtornos Escolares"
Autor: Gustavo Teixeira
Editora: Best Seller
Páginas: 240
Quanto: R$ 17,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página