Saltar para o conteúdo principal
 
18/06/2013 - 10h15

'Jogo Sujo' conta com quantos milhões de dólares se faz uma Copa

da Livraria da Folha

Divulgação
Jornalista narra as manobras suspeitas de cartolas da Fifa
Jornalista narra as manobras suspeitas de cartolas da Fifa

Andrew Jennings denuncia em "Jogo Sujo: O Mundo Secreto da Fifa" esquemas de compras de votos e negociatas milionárias para a escolha de países-sede da Copa do Mundo.

Joseph Blatter, Ricardo Teixeira e João Havelange estão entre os nomes citados. De acordo com o jornalista, Teixeira e Havelange receberam propina da ISL, ex-agência de marketing da entidade. O caso é considerado o maior escândalo da história da entidade.

O autor é favorável ao futebol. Seus alvos são os corruptos. "Aquela gente distante dos gramados, mas suficientemente próxima para manipular o esporte mais popular do planeta", escreve Juca Kfouri na edição.

Em uma conferência em Túnis, no dia 23 de janeiro de 2004, Jennings pegou o microfone. Blatter sabia que algo constrangedor sairia daquele jornalista.

"Depois que o último contrato de marketing foi assinado com a ISL, para as Copas do Mundo de 2002 e 2006, um pagamento secreto de 1 milhão de francos suíços foi depositado acidentalmente na conta bancária da Fifa", disse. "Supostamente o senhor, à época secretário-geral, deu ordens para que o dinheiro fosse transferido imediatamente para a conta de um dirigente da Fifa".

Então, Jennings concluiu, "para quem foi?". Blatter fugiu da pergunta dizendo que o tema estava completamente fora de questão. "A cara de Blatter ficou verde!", disse maravilhado o editor de uma revista do Golfo.

Jennings se tornou o primeiro nome na lista negra da Fifa, proibido de participar de qualquer evento oficial da entidade.

*

"Jogo Sujo: O Mundo Secreto da Fifa"
Autor: Andrew Jennings
Editora: Panda Books
Páginas: 352
Quanto: R$ 44,90 (preço promocional*)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página